|    22 dez 2020

Maestro indica “O Messias” de Haendel

Haendel, assim como Bach, tornou-se sinônimo do Barroco e, juntos, eles definiram o curso da linguagem musical por muito tempo. Ao se aventurar por gêneros como a ópera, Haendel deu à voz humana uma cor especial e muito expressiva. É o que ouvimos em seu oratório O Messias, indicado aqui pelo nosso Diretor Artístico e Regente Titular, maestro Fabio Mechetti, na interpretação da Academia de Música Antiga sob a regência de Christopher Hogwood.


|    1 dez 2017

Música que corre no sangue

Johann Sebastian, Johann Ludwig, Wilhelm Friedemann, Carl Philipp Emanuel e Johann Christian compartilham o sobrenome Bach e também o nosso dia 9 de dezembro, último sábado de 2017 que dedicamos ao período Barroco.


|    7 nov 2017

Questo incredibile barocco italiano!

Há muito mais na música barroca da Itália do que Antonio Vivaldi. Descubra Albinoni, Corelli, Tartini, Locatelli, Geminiani e Domenico Scarlatti neste texto do pianista e cravista Moacyr Laterza Filho.


|    6 set 2017

O Barroco através do tempo

De Respighi a Stravinsky, passando por Britten, Holst e outros tantos, a música barroca atravessou os anos e influenciou gerações de compositores pelo mundo.


|    7 ago 2017

Johann Sebastian “Inigualável” Bach

Nossa Orquestra abraça a música do astro-rei do período Barroco e traz ainda a reverência de Heitor Villa-Lobos ao mestre. Neste texto, a organista Josineia Godinho trata de alguns aspectos da vida de Bach e comenta sua influência no compositor brasileiro.


|    12 jul 2017

Um alemão em Londres

Haendel deixou mais de 600 composições. Sua obra monumental contempla todos os gêneros musicais de sua época, da qual realizou verdadeira síntese, fundindo – de maneira muito pessoal – elementos das escolas alemãs, italianas, francesas e inglesas. É a ele que dedicamos o quinto sábado Fora de Série de 2017.


|    13 jun 2017

O Barroco brasileiro

A produção artística do período colonial no Brasil abrange, da música à arquitetura, os estilos Barroco, Rococó e, mais tarde, o Clássico. No dia 17 de junho, nossa Orquestra e convidados interpretam quatro joias deste tempo, a Abertura de “Il Duca di Foix” de Marcos Portugal, o “Magnificat”de Manoel Dias de Oliveira, o “Te Deum” de Lobo de Mesquita e o “Requiem” de José Maurício Nunes Garcia.


|    26 abr 2017

O Barroco na Alemanha

A música barroca alemã nos presenteou com Johann Sebastian Bach e Haendel. Trouxe-nos também outros compositores brilhantes, como Heinrich Biber, Buxtehude, Pachelbel e Telemann. Todos eles estão reunidos no terceiro capítulo dos nossos sábados Fora de Série, no dia 6 de maio, e são o assunto deste texto do pianista Paulo Sérgio Malheiros dos Santos.


|    28 mar 2017

Um paradigma chamado Antonio Vivaldi

Nos dias 1 e 2 de abril, nossa Orquestra segue percorrendo o universo da música barroca. Neste segundo capítulo, nos encontramos com a obra inigualável de Vivaldi, personagem emblemática do período.


|    2 mar 2017

De Lully a Rameau, le Baroque français

O Barroco é Fora de Série. Ao longo de 2017, nossa Orquestra dedica nove sábados à música deste período e seu impacto nas gerações futuras. No primeiro capítulo, no dia 4 de março, mostramos a França de Jean-Philippe Rameau, François Couperin, Jean-Baptiste Lully e Marc-Antoine Charpentier.