Era uma vez o Brasil

Três peças nordestinas
Condor: Abertura
Uirapuru
Passacaglia para um novo milênio

Marcos Arakaki, regente

Marcos Arakaki é Regente Associado da Filarmônica de Minas Gerais. Tem conduzido importantes orquestras no Brasil e também nos Estados Unidos, México, Argentina, República Tcheca e Ucrânia. Vencedor do I Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes (2001) e do I Prêmio Camargo Guarnieri (2009), foi regente titular da Sinfônica da Paraíba e da Sinfônica Brasileira Jovem, com grande reconhecimento da crítica especializada e do público. Gravou a trilha sonora do filme Nosso Lar, composta por Philip Glass, com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Natural de São Paulo, é Bacharel em Violino pela Unesp e Mestre em Regência Orquestral pela Universidade de Massachusetts.

Abertura festiva | GUARNIERI

Guarnieri deixou um catálogo com mais de setecentos títulos, que o coloca entre os mais prolíficos e significativos compositores brasileiros. A Abertura festiva foi escrita por Camargo Guarnieri em vinte dias, em janeiro de 1971, para abrir a temporada anual da Orquestra Filarmônica de São Paulo. Neoclassicismo e elementos rítmicos nacionalistas aliam-se nesta obra pequena e rica em percussão.

Villa-Lobos reuniu muito material folclórico quando, na década de 1910, viajou pelas capitais litorâneas até o Recife. Depois empreendeu, de Fortaleza a Manaus, uma aventura à procura das vozes da natureza e dos habitantes da região. Uirapuru foi um dos primeiros sucessos de Villa-Lobos na utilização de material folclórico. Contudo, na obra percebem-se também as fortes influências dos modelos europeus de Puccini, Debussy, d’Indy e Wagner. Assim, Villa-Lobos criou uma partitura delicada, com combinações timbrísticas audaciosas e efeitos orquestrais surpreendentemente moldados ao encanto do argumento indígena.

10 set 2017
domingo, 11h00

compre seu ingresso

Os ingressos para este concerto começam a ser vendidos no dia 11 de agosto, às 12h.

|    mais informações sobre ingressos
adicione à agenda 10/09/2017 11:00 AM America/Sao_Paulo Era uma vez o Brasil false DD/MM/YYYY