Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX

Te Deum
Requiem

Marcos Arakaki, regente

Marcos Arakaki é Regente Associado da Filarmônica de Minas Gerais. Tem conduzido importantes orquestras no Brasil e também nos Estados Unidos, México, Argentina, República Tcheca e Ucrânia. Vencedor do I Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes (2001) e do I Prêmio Camargo Guarnieri (2009), foi regente titular da Sinfônica da Paraíba e da Sinfônica Brasileira Jovem, com grande reconhecimento da crítica especializada e do público. Gravou a trilha sonora do filme Nosso Lar, composta por Philip Glass, com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Natural de São Paulo, é Bacharel em Violino pela Unesp e Mestre em Regência Orquestral pela Universidade de Massachusetts.

Detentora do Prêmio Carlos Gomes, Edineia de Oliveira vem recebendo grande reconhecimento da crítica nacional e internacional. Em suas últimas perfomances, interpretou Carmen, Azucena, Amneris, Adalgisa, Éboli, Serena, Dalila, Zia Principezza, Frugola, Zita e Irma, entre tantas outras. Entre os regentes com quem trabalhou estão de Eiji Owe, Lorin Maazel, Allastair Willis, Gennady Rozhdestvensky, Isaac Karabtchevsk, Tulio Colacioppo, Ligia Amadio e Roberto Minczuk. Ela já se apresentou em vários teatros brasileiros, na Argentina, México e Colômbia. Edineia de Oliveira também possui em seu repertório a Paixão Segundo São João e a Paixão Segundo São Mateus, de Bach, O Messiasde Haendel, Petit Messe Solennelle de Rossini, Violanta de Korngold, Pedro Malazarte de Guarnieri, Bug Jargal de Gama Malcher, Lieder Eines Fahenden Gesellen, Oitava e Segunda sinfonias de Mahler, além do Requiem de Verdi.

O Concentus Musicum de Belo Horizonte é um coral misto, com formação coral e/ou instrumental, idealizado pela maestrina Iara Fricke Matte. Formado por profissionais altamente qualificados, o grupo se uniu com o objetivo de contribuir para a difusão do repertório erudito. Assim, o Concentus Musicum propõe a releitura de obras consagradas, mas também a divulgação de repertório inédito e pouco conhecido do púbico, com especial ênfase em música antiga e contemporânea. Projetos futuros incluem a montagem de várias cantatas de J. S. Bach, bem como do acervo instrumental de compositores do século XVIII.

Regente coral e orquestral, Iara Fricke Matte vem se dedicando intensamente ao estudo e à apresentação de obras dos períodos Barroco, Renascentista e Contemporâneo, com ênfase na performance historicamente embasada. Seu repertório é formado de obras corais a cappella, obras sinfônico-corais e sinfônicas, destacando sua grande afinidade com o repertório de J. S. Bach. Iara é Doutora e Mestre em Regência Coral pela Universidade de Indiana (EUA) e pela Universidade de Minnesota (EUA), onde se especializou em Música Antiga e História da Música. Estudou com os maestros John Pool, John Harrington, Collin Metters, Kathy Romey, Thomas Lancaster e Henrique Gregori. Atuou como regente convidada junto à Camerata Antiqua de Curitiba e como professora e regente em importantes festivais brasileiros de música antiga. Em 2016 foi convidada pelo Coro da Osesp a ser a regente preparadora de dois programas da temporada oficial. Desde 2013, Iara é regente titular e diretora artística do Ars Nova – Coral da UFMG. Em 2016, sob sua direção, o grupo ganhou os prêmios Troféu JK de Cultura e Desenvolvimento e o terceiro lugar na competição coro misto do 34º Festival de Música de Cantonigròs (Espanha).

17 jun 2017
sábado, 18h00

compre seu ingresso

Os ingressos para este concerto começam a ser vendidos no dia 19 de maio, às 12h.

|    mais informações sobre ingressos
adicione à agenda 17/06/2017 08:30 PM 2017-06-17 18:00 America/Sao_Paulo Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX false DD/MM/YYYY