O testemunho de Shostakovich

SHOSTAKOVICH
O Coração do Curupira
Concerto para piano nº 5
Sinfonia nº 12 em ré menor, op. 112, “O ano de 1917”

Natural de São Paulo, Fabio Mechetti é Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica de Minas Gerais desde sua criação, em 2008. Recentemente, tornou-se o primeiro brasileiro a ser convidado a dirigir uma orquestra asiática, sendo nomeado Regente Principal da Filarmônica da Malásia. Foi Residente da Sinfônica de San Diego, Titular das sinfônicas de Syracuse, Spokane e Jacksonville, sendo agora Regente Emérito destas duas últimas duas. Foi Regente Associado de Mstislav Rostropovich na Sinfônica Nacional de Washington. Além de uma sólida carreira nos EUA e no Brasil, já conduziu em países como México, Peru, Venezuela, Nova Zelândia, Espanha, Japão, Escócia, Finlândia, Canadá, Suécia e Itália. Venceu o Concurso Internacional de Regência Nicolai Malko. Mechetti possui títulos de mestrado em Composição e em Regência pela Juilliard School.

Já aos cinco anos de idade Fabio Martino começou a tocar piano no instrumento de sua avó, uma professora em São Paulo. Dezessete anos mais tarde – após uma rigorosa formação no Brasil e da Alemanha –, recebeu o primeiro lugar no concurso do BNDES. No ano seguinte, 2011, Martino conquistou o primeiro lugar no concurso Ton und Erklärung. Em 2013 lançou seu primeiro álbum solo com obras de Brahms, Schumann e as primeiras audições mundiais da 3ª sonata para piano de York Höller e dos Três estudos intervalares de Edino Krieger. Seus concertos e recitais no Festival Internacional de Piano de Miami, no Gilmore Festival ou no Heidelberger Frühling, na Rádio NDR, em Hannover, ou no Gasteig, em Munique, deixaram o público e a crítica especializada extremamente impressionados. Como uma marca registrada, apresenta-se sempre com uma gravata borboleta de laço feito a mão.

O Coração do Curupira | LUTTERBACH

Compositor, pianista e professor. Concluiu o bacharelado em Piano no Conservatório Brasileiro de Música, orientado por Maria Teresa Madeira e Maria Tereza Soares. Estudou Regência com Ricardo Rocha e Composição com Alexandre Schubert e Caio Sena. Obteve o segundo lugar no 4º Concurso Internacional de Composição de Póvoa de Varzim, Portugal. Seu trabalho mostra influências de Debussy, Ravel e Stravinsky, Guarnieri, Santoro, Guerra-Peixe, Gnattali e Villa-Lobos. Inspirada na mítica figura do folclore brasileiro, O Coração do Curupira apresenta uma mistura de formas com traços do Romantismo nacionalista. A obra parte de um tema local e explora uma ideia descritiva, em uma abordagem conhecida como programática, por se basear em elementos visuais ou extramusicais. Atmosferas que vão do sombrio ao cômico aparecem em seções bem definidas e transições que evocam certo suspense, nesta obra que extrai algo ritualístico e selvagem do personagem.

5 out 2017

6 out 2017

adicione à agenda 05/10/2017 08:30 PM 2017-10-05 20:30 America/Sao_Paulo O testemunho de Shostakovich false DD/MM/YYYY