Orquestra de Câmara Sesiminas

Sinfonia nº 55 em Mi bemol maior
Concerto para piano nº 17 em Sol maior

Orquestra de Câmara Sesiminas

Criada em Belo Horizonte em 1986, a Orquestra de Câmara Sesiminas caracteriza-se, principalmente, pelos concertos de cunho didático, com a finalidade maior de levar ao industriário – seu público-alvo – o repertório camerístico de boa qualidade. Com o objetivo de trabalhar para a formação de um público atuante e participativo, fortalecendo e elevando o padrão cultural da população, realiza várias apresentações em galpões, pátios de empresas, escolas e canteiros de obras, tornando a cultura musical acessível a todos os segmentos da sociedade. Em suas inúmeras apresentações, a Orquestra já contou com a participação de solistas internacionais, dentre os quais destacam-se os violinistas Paulo Bosísio, Cláudio Cruz, Maiuccia Iacovino, Leopold LaFosse e Vadim Brodsky, o pianista Nelson Freire, o Duo Assad, o violoncelista Antonio Menezes, o violista Horácio Schaffer e o regente polonês Jaroslaw Lipke.

Nascido em Belo Horizonte, Marco Antonio começou a estudar música aos cinco anos de idade com a educadora Célia Flores Nava. Em 1960, ingressou no curso fundamental de violino da Universidade Mineira de Arte – hoje Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) –, onde frequentou a classe do professor Gabor Buza. Em 1974, foi admitido no curso de graduação em Regência da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estudando sob a orientação do maestro Arthur Bosmans. Em 1981, obteve bolsa do governo polonês e seguiu para Varsóvia, onde realizou curso de pós-graduação em regência operística na Academia de Música Fryderyk Chopin, sob a orientação do maestro Henryk Czyz. Em 1983, em Weimar, frequentou curso de regência sinfônica com o maestro Kurt Mazur. Em 1986 no Brasil, assumiu e organizou a Orquestra de Câmara Sesiminas, da qual é regente até os dias hoje.

Maurício Veloso é Doutor em Música/Piano pela renomada Escola de Música da Universidade de Indiana (Bloomington/EUA, 2000), e professor da Escola de Música da UFMG desde 1993, onde leciona piano, literatura do piano e música de câmara. Tem se apresentado frequentemente como solista e camerista no Brasil, EUA e Canadá. Seu trabalho com a flautista Militza Franco e Souza resultou no lançamento do CD Duo Instrumentalis, em 2012. Entre seus principais mestres estão Maria Lígia Becker, Lucas Bretas, Michel Block e Leonard Hokanson. Professores e concertistas internacionais se referem a Maurício Veloso como “formidável pianista e artista” (Stéphan Sylvestre), “um sincero e verdadeiro artista” (Michel Block) e “um verdadeiro artista e refinado pianista, que merece ser ouvido” (Leonard Hokanson).

26 abr 2017
quarta-feira, 20h00