Pela delicadeza lírica de Hans Gál

Um ato de fé
O beijo da fada: Divertimento
Concerto para violoncelo, op. 67

Natural de São Paulo, Fabio Mechetti é Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica de Minas Gerais desde sua criação, em 2008. Recentemente, tornou-se o primeiro brasileiro a ser convidado a dirigir uma orquestra asiática, sendo nomeado Regente Principal da Filarmônica da Malásia. Foi Residente da Sinfônica de San Diego, Titular das sinfônicas de Syracuse, Spokane e Jacksonville, sendo agora Regente Emérito destas duas últimas duas. Foi Regente Associado de Mstislav Rostropovich na Sinfônica Nacional de Washington. Além de uma sólida carreira nos EUA e no Brasil, já conduziu em países como México, Peru, Venezuela, Nova Zelândia, Espanha, Japão, Escócia, Finlândia, Canadá, Suécia e Itália. Venceu o Concurso Internacional de Regência Nicolai Malko. Mechetti possui títulos de mestrado em Composição e em Regência pela Juilliard School.

Antonio Meneses nasceu em 1957 em Recife, no seio de uma família de músicos. Começou a estudar violoncelo aos dez anos. Aos dezesseis, passou a estudar com o violoncelista Antonio Janigro em Düsseldorf e, mais tarde, em Stuttgart. Em 1977, ganhou o ARD Concurso Internacional de Munique e, em 1982, o 1º Prêmio e Medalha de Ouro no Concurso Tchaikovsky, em Moscou. Apresenta-se regularmente com as mais importantes orquestras do mundo, como as filarmônicas de Berlim, Moscou, Israel, Nova York, as sinfônicas de Viena e Londres, a Orquestra do Concertgebouw, a Orquestra da Rádio da Baviera, National Symphony Orchestra e a Sinfônica NHK de Tóquio. O artista colaborou com os maestros Herbert von Karajan, Riccardo Muti, Mariss Jansons, Claudio Abbado, Semion Bychkov, Neeme Järvi, Mstislav Rostropovich, Riccardo Chailly, entre outros. Dentre as suas diversas gravações, estão dois álbuns com Karajan e a Filarmônica de Berlim pela Deutsche Grammophon – Don Quixote de R. Strauss e o Concerto Duplo de Brahms, com a violinista Anne-Sophie Mutter. O artista toca um violoncelo de Alessandro Gagliano feito em Nápoles, 1730.

Um ato de fé | OLIVEIRA

Importantes festivais internacionais, como Monaco Electroacoustique, International Days of Electronic Music, Muslab, International Student Electronic Music Concert e Open Circuit, já ouviram a música de Levy Oliveira. Bacharelando em Composição na UFMG, tem João Pedro Oliveira como principal orientador. Sua peça Hiperestesia foi selecionada no VIII Destellos Composition Competition, finalista no Open Circuit Composition Prize e primeiro prêmio no Concurso de Composição Eduardo Bértola. Um ato de fé é inspirada no poema A música das almas de Vinicius de Moraes e reflete sua ideia central: após passar por uma tormenta em suas vidas, as pessoas ficam em um estado de espírito diferente, mas, essencialmente, são as mesmas. No início da obra, o violino representa as pessoas. A tormenta se intensifica, levando a um longo clímax. Em seguida, fragmentos da ideia inicial retornam para mostrar que os temas, ainda presentes, estão modificados pelo que foi vivido durante a música.

3 ago 2017

4 ago 2017

adicione à agenda 03/08/2017 8:30 PM America/Sao_Paulo Pela delicadeza lírica de Hans Gál false DD/MM/YYYY