Clara, Siegfried e Richard

10 e 11 de maio 2018, das 19H30 às 20H
Sala de Recepções
Palestrante: Fabio Mechetti

ir para a página deste programa

Num século em que mulheres ocupavam um espaço ínfimo na vida musical europeia, Clara Schumann foi uma pianista reverenciada, uma professora influente e uma compositora respeitada. Cosima foi um pilar na vida de seu marido, Richard Wagner – juntos, por exemplo, fundaram o Festival de Bayreuth. Foi como um presente de aniversário para ela que Wagner escreveu o Idílio de Siegfried, herói da mitologia nórdica. E, encarando o artista como herói, outro Richard, o Strauss, confessou suas atribulações, paixões, realizações e, finalmente, sua entrega à posteridade.

Ilustra esta página um recorte da fotografia de Cosima e Richard Wagner feita em Viena por Fritz Luckhardt no dia 9 de maio de 1872.

Fabio Mechetti

Com ampla formação musical, experiência e agenda para a condução de importantes orquestras de vários países, Fabio Mechetti é Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica de Minas Gerais desde sua fundação, em 2008. Com seu trabalho, Mechetti posicionou a orquestra mineira nos cenários nacional e internacional da música erudita e conquistou vários prêmios. Recebeu, em 2015, o Grande Prêmio da Revista Concerto, resultado da avaliação de críticos especializados e também do voto popular, e, em 2016, o Troféu JK de Desenvolvimento Econômico, por sua contribuição para um novo patamar na economia da cultura no estado.