Corra e olhe o céu

14 e 15 de dezembro 2017, das 19H30 às 20H
Sala de Recepções
Palestrante: Werner Silveira e Alexandre Silva

ir para a página deste programa

Contemplar o cosmos, a imensidão do universo e o grande mistério da existência. É assim que encerraremos a nossa temporada, admirando a infinita e misteriosa natureza galáctica n’Os planetas de Gustav Holst e a igualmente infinita e misteriosa natureza humana nos questionamentos existencialistas d’A pergunta não respondida de Charles Ives.

 

Nestes Concertos Comentados, além da presença do curador do projeto Werner Silveira, teremos a participação especial do clarinetista Alexandre Silva. Músico da Filarmônica desde 2011, Alexandre é astrônomo amador e irá nos ajudar a desvendar o instigante cosmos de Holst.

 

Ilustrando esta página, o Sistema Solar em imagem da Nasa.

Werner Silveira e Alexandre Silva

Percussionista da Filarmônica desde a sua criação em 2008, Werner foi professor de Percussão e Coordenador do Departamento de Música do Cefart da Fundação Clóvis Salgado. Há mais de quinze anos vem pesquisando sobre as relações entre artes, filosofia, ciência, educação e gestão para o ciclo de palestras temáticas intituladas Degustação Musical. Desde fevereiro de 2017 é professor convidado da Fundação Dom Cabral nas áreas de Arte e Gestão e Humanidades na Gestão.

Alexandre iniciou seus estudos em sua cidade natal, Nazaré da Mata, Pernambuco. É Mestre em Performance Musical pelo Conservatório da Suíça Italiana na classe do professor François Benda. É Bacharel pela Universidade Federal de Minas Gerais, na classe do professor Maurício Loureiro. Integrou o grupo de música contemporânea 900 do Conservatório da Suíça Italiana e, em 2010, foi bolsista da Williamson Foundation for Music e da Familien-Vontobel-Stiftung.