Do sonho ao pesadelo

26 e 27 de abril 2018, das 19H30 às 20H
Sala de Recepções
Palestrante: Werner Silveira

ir para a página deste programa

Em abril de 1937, Dmitri Shostakovich sonhou com um tema musical enquanto passava um tempo na Crimeia. Começava a nascer assim a Sinfonia nº 5 em ré menor, partitura que finalizou três meses depois em Leningrado, já sob os fortes ataques do Pravda. Obra forte e impressionante que mostra a reação eloquente do compositor à ditadura de Stalin, a Quinta de Shostakovich é o assunto dos Concertos Comentados por Werner Silveira.

 

Na imagem, Dmitri Shostakovich passeia nos arredores de Leningrado. Foto: Alexander Konkov/TASS.

Werner Silveira

Percussionista da Filarmônica desde a sua criação em 2008, Werner foi professor de Percussão e coordenador do Departamento de Música do Cefart da Fundação Clóvis Salgado. Há mais de quinze anos vem pesquisando sobre as relações entre artes, filosofia, ciência, educação e gestão para o ciclo de palestras temáticas intituladas Degustação Musical. Desde fevereiro de 2017 é professor convidado da Fundação Dom Cabral nas áreas de Arte e Gestão e Humanidades na Gestão.

Para se Aprofundar

SHOSTAKOVICH

Para ouvir
CD Shostakovitch under Stalin’s shadow: Symphonies 5, 8, 9 | Boston Symphony Orchestra – Andris Nelsons, regente (Deutsche Grammophon – 2016)

 

Para ler
Lauro Machado Coelho – Shostakovitch: vida, música, tempo (Perspectiva – 2006)

 

Para assistir
New York Philharmonic – Leonard Bernstein, regente
Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=0FF4HyB77hQ

 

The State Academic Symphony Orchestra of the USSR – Evgeny Svetlanov, regente
Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=rAMyPGSl18Q