Esse versátil Bernstein

02 e 03 de agosto 2018, das 19H30 às 20H
Sala de Recepções
Palestrante: Werner Silveira

ir para a página deste programa

Terry Malloy (Marlon Brando) é um pugilista fracassado que trabalha no porto de Hoboken, Nova Jersey. É o irmão caçula de Charley, braço direito de Johnny Friendly, mafioso que controla o sindicado dos funcionários do porto. Nesse ambiente é que se passa On the waterfront [Sindicato de ladrões], clássico que tem sua pulsante trilha sonora assinada por Leonard Bernstein – a única escrita por ele exclusivamente para o cinema. A suíte de temas do filme, a exuberante Abertura da opereta Candide e a reflexão sobre o homem moderno expressa na Sinfonia nº 2, também conhecida como “A Era da Ansiedade”, são assuntos dos bate-papos com nosso percussionista Werner Silveira.

Ilustra esta página uma cena do filme Sindicato de ladrões (1954), dirigido por Elia Kazan, com Marlon Brando ao centro. A trilha composta por Bernstein foi indicada ao Oscar de Melhor trilha sonora, mas quem levou a estatueta foi Dimitri Tiomkin com a música de Um fio de esperança.

Werner Silveira

Percussionista da Filarmônica desde a sua criação, em 2008, Werner foi professor de Percussão e coordenador do Departamento de Música do Cefart da Fundação Clóvis Salgado. Há mais de quinze anos vem pesquisando sobre as relações entre artes, filosofia, ciência, educação e gestão para o ciclo de palestras temáticas intituladas Degustação Musical. Desde fevereiro de 2017 é professor convidado da Fundação Dom Cabral nas áreas de Arte e Gestão e Humanidades na Gestão.