Gigantes do mundo sinfônico

12 e 13 de julho 2018, das 19H30 às 20H
Sala de Recepções
Palestrante: Fabio Mechetti

ir para a página deste programa

O maestro Fabio Mechetti comenta as obras de dois gigantes austríacos. De Haydn, chamado “pai da sinfonia”, trazemos uma de suas últimas e magníficas composições, a 96ª das 104 obras do gênero que escreveu, também conhecida como “O Milagre”. De Bruckner, herdeiro e representante singular da forma sinfônica no século XIX, revisitaremos a Quarta Sinfonia, chamada de “Romântica”.

 

Ilustra esta página um recorte da imagem que retrata a travessia do Canal da Mancha feita por Joseph Haydn em 1791 rumo a Londres. A Sinfonia nº 96 foi composta no caminho entre o continente e a ilha.

Fabio Mechetti

Com ampla formação musical, experiência e agenda para a condução de importantes orquestras de vários países, Fabio Mechetti é Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, desde sua fundação, em 2008. Com seu trabalho, Mechetti posicionou a orquestra mineira nos cenários nacional e internacional da música erudita e conquistou vários prêmios. Recebeu, em 2015, o Grande Prêmio da Revista Concerto, resultado da avaliação de críticos especializados e também do voto popular, e, em 2016, o Troféu JK de Desenvolvimento Econômico, por sua contribuição para um novo patamar na economia da cultura no estado.

Para se Aprofundar

HAYDN

Para ouvir
CD Haydn – Famous Symphonies, vol. 1 – Nos. 82, 96, 100 | Capella Istropolitana – Barry Wordsworth, regente (Naxos – 1988)

 

The Netherlands Radio Philharmonic Orchestra – Federico Maria Sardelli, regente
Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=KNfWVdiqW4U

 

Para assistir
Le Concert Olympique – Jan Caeyers, regente (1º mov.)
Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=gPaHVi165f0

 

Para ler
C. Robbins Landon – Haydn, sinfonias (Guias Musicais BBC – Zahar – 1984)

Para ouvir
CD Bruckner 4 | Münich Philharmonic Orchestra – Sergiu Celibidache, regente (EMI Classics – 2005)

 

Para assistir
Münchner Philharmoniker – Sergiu Celibidache, regente (versão 1881)
Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=LY7m119eOys

 

Wiener Philharmoniker – Claudio Abbado, regente (versão 1878/1880)
Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=gcBg-tXn0fs

 

Para ler
Constantin Floros – Anton Bruckner: the man and the work (Peter Lang GmbH/ Internationaler Verlag der Wissenschaften – 2014)