La guitarra española

08 e 09 de março 2018, das 19H30 às 20H
Sala de Recepções
Palestrante: Kristoff Silva

ir para a página deste programa

“Muitas vezes, compondo música, tenho tido a sensação de que tudo o que é belo ­– e o espírito o é – haverá de perdurar”, disse certa vez Joaquín Rodrigo. Ele não poderia estar mais certo. O legado do criador do Concerto de Aranjuez segue nos inundando de beleza mesmo após sua partida em 1999, aos 98 anos. Nestes Concertos Comentados, Kristoff Silva fala sobre Rodrigo e de outra de suas obras para la guitarra, o Concerto Andaluz, para quatro violonistas.

Kristoff Silva

Kristoff Silva é compositor, professor de teoria musical e autor de trilhas para teatro, poesia e dança. Lançou os álbuns Deriva (2013), Em Pé No Porto (2007) e A Outra Cidade (2003), além do DVD Ao vivo na Casa da Ópera (2008). Dentre os muitos feitos de sua carreira, apresentou na Sala São Paulo a obra Três ou mais canções para voz e quarteto de cordas, encomendada pela Fundação Osesp; participou do projeto Tutakitaki, residência artística na Nova Zelândia que aproximou a música brasileira e a cultura Maori; fez parte da cerimônia de encerramento dos Jogos Panamericanos no Maracanã, ao lado de Zé Miguel Wisnik, Marcelo Pretto, Sapopemba e Celso Sim. Já colaborou também com Caetano Veloso, Elza Soares, Elomar, Luiz Tatit, José Celso Martinez Corrêa, Alda Rezende, Mônica Salmaso, Ná Ozzetti, além da Sinfônica de Minas Gerais e do grupo Uakti. Atualmente é também doutorando em Educação Musical pela UFMG, com orientação de Heloísa Feichas.

Para se Aprofundar

OUVINDO

CD Rodrigo Complete Orchestral Works, v. 2. | Asturias Symphony Orchestra – Maximiano Valdés, regente – Entre Quatre Guitar Quartet, violões (Naxos – 2002)

História do Violão, Norton Dudeque (Editora da Universidade Federal do Paraná – 1994)