O compositor, a mecenas e a Sinfonia

30 e 01 de dezembro 2017, das 19H30 às 20H
Sala de Recepções
Palestrante: Werner Silveira

ir para a página deste programa

Em uma carta a Nadezhda von Meck, Tchaikovsky escreveu: “Há, na verdade, um roteiro em nossa Sinfonia, quero dizer, uma possibilidade de se explicar verbalmente o que ela busca expressar, e só à senhora eu posso e desejo indicar-lhe o significado, tanto no conjunto quanto no detalhe.” Tchaikovsky não compôs sua Sinfonia nº 4 a quatro mãos. O nossa diz respeito à própria Madame von Meck, que depositava mensalmente uma soma considerável de rublos para ele, destinada a liberá-lo para fazer aquilo que mais ansiava, criar música. É sobre essa obra tão querida, naturalmente dedicada por Tchaikovsky à amiga e mecenas, que nosso percussionista Werner Silveira fala nestes Concertos Comentados.

Ilustra esta página um retrato de Nadezhda von Meck (data e autor desconhecidos). Ela e Tchaikovsky trocaram mais de mil cartas, mas nunca se encontraram pessoalmente.

Werner Silveira

Percussionista da Filarmônica de Minas Gerais desde a sua criação em 2008, Werner foi professor de Percussão e Coordenador do Departamento de Música do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado. Há mais de quinze anos vem pesquisando sobre as relações entre as artes, a filosofia, a ciência, a educação e a gestão, com o propósito de expandir nossa visão de mundo, por meio de um ciclo de palestras temáticas intituladas Degustação Musical. Desde fevereiro de 2017 é professor convidado da Fundação Dom Cabral nas áreas de Arte e Gestão e Humanidades na Gestão.

Para se Aprofundar

TCHAIKOVSKY

Para ouvir
CD Tchaikovsky – Symphonies 4, 5, 6 | Wiener Philharmoniker – Valery Gergiev, regente (Decca – 2005)