Quando Rachmaninov se encontra com Paganini

31 e 01 de setembro 2017, das 19H30 às 20H
Sala de Recepções
Palestrante: Rommel Fernandes

ir para a página deste programa

A Rapsódia de Rachmaninov para piano é um conjunto de variações sobre o tema do vigésimo quarto e último Capricho para violino de Paganini. Nestes encontros, temos o privilégio de ouvir a peça original com o nosso spalla associado, Rommel Fernandes, que irá ainda nos brindar com todo o seu conhecimento sobre essa e as demais obras de Bruckner, Stravinsky e Richard Strauss que integram o programa.

Na imagem, um recorte de litografia de Niccolò Paganini feita por Richard Lane em 1831.

Rommel Fernandes

Rommel Fernandes é spalla associado da Filarmônica e mantém intensa atividade como recitalista e músico de câmara. Foi solista frente a diversas orquestras, incluindo a Filarmônica de Minas Gerais, a Osesp (como vencedor do concurso Jovens Solistas), Advent Chamber e Northwestern University Chamber Orchestra. Destaca-se também como intérprete de música contemporânea, atuando com os grupos Oficina Música Viva e Sonante 21. Realizou primeiras audições mundiais de obras de Douglas Boyce e Silvio Ferraz, além de estreias brasileiras de peças de Pierre Boulez e Mario Mary. Foi músico convidado das sinfônicas de Boston e Chicago, colaborou com o grupo Fifth House Ensemble, fez parte do corpo docente da North Park University e foi membro da Chicago Civic Orchestra.