Shostakovich sobre o ano de 1917

05 e 06 de outubro 2017, das 19H30 às 20H
Sala de Recepções
Palestrante: Werner Silveira

ir para a página deste programa

Sinfonia nº 12 de Shostakovich relembra de maneira visceral – característica intrínseca da música do compositor – as tensões, medos e angústias que antecederam a Revolução de 1917. A obra ainda deixa latente a crença, naquele outubro bolchevique, em uma profunda e positiva mudança para todo o povo russo, como adianta o título do último movimento da Sinfonia: O alvorecer da humanidade. Estreada em 1961 em Leningrado, atual São Petersburgo, a peça é dedicada à memória de Lênin.

Na imagem, Lênin está discursando durante o II Congresso Soviético em 26 de outubro de 1917, no Palácio Smolny, em São Petersburgo.

Werner Silveira

Percussionista da Filarmônica de Minas Gerais desde a sua criação em 2008, Werner foi professor de Percussão e Coordenador do Departamento de Música do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado. Há mais de quinze anos vem pesquisando sobre as relações entre as artes, a filosofia, a ciência, a educação e a gestão, com o propósito de expandir nossa visão de mundo, por meio de um ciclo de palestras temáticas intituladas Degustação Musical. Desde fevereiro de 2017 é professor convidado da Fundação Dom Cabral nas áreas de Arte e Gestão e Humanidades na Gestão.

Para se Aprofundar

LENDO

Laurel E. Fay – Shostakovich: a life (Oxford University Press – 2000)

CD Shostakovich – Symphony No. 12, op. 112, “1917” | Leningrad Philharmonic Orchestra – Evgeny Mravinsky, regente (Erato – 1992)