Stravinsky em chamas

27 e 28 de abril 2017, das 19H30 às 20H
Sala de Recepções
Palestrante: Werner Silveira

ir para a página deste programa

-Porque choras, meu amo? – Perguntou-lhe o cavalo ao notar a grande angústia do jovem.

-O príncipe me mandou trazer-lhe o Pássaro de Fogo. Se não o trouxer, perderei a cabeça!

A lenda russa d’O pássaro de fogo foi transformada em um complexo balé por Igor Stravinsky quando ele tinha apenas 28 anos. A obra, que o tornaria famoso por toda a Europa, deu início a uma longa e brilhante carreira. Stravinsky, tema deste encontro com o nosso percussionista Werner Silveira, transformou a linguagem musical de seu tempo olhando atenta e profundamente para a sua cultura.

Imagem: Príncipe Ivan retornando no tapete mágico com o pássaro de fogo enjaulado, por Viktor Vasnetsov (1880).

Werner Silveira

Percussionista da Filarmônica de Minas Gerais desde a sua criação em 2008, Werner foi professor de Percussão e Coordenador Cefar/Fundação Clóvis Salgado. Há mais de quinze anos vem pesquisando sobre as relações entre as artes, a filosofia, a ciência, a educação e a gestão, com o propósito de expandir nossa visão de mundo, por meio de um ciclo de palestras temáticas intituladas Degustação Musical.

Para se Aprofundar

Ouvindo

CD Stravinsky – The firebird; Petrushka | Philarmonia Orchestra – Robert Craft, regente (Naxos 8557500 – 2005)

Igor Stravinsky: an autobiography (W.W. Norton & Company, Estados Unidos – 1998)