Volta ao mundo em 100 minutos

13 e 14 de dezembro 2018, das 19H30 às 20H
Sala de Recepções
Palestrante: Werner Silveira

ir para a página deste programa

“Agora apenas imagine uma obra tão grandiosa que o mundo inteiro esteja de fato refletido nela – deste modo ela é, por assim dizer, apenas um instrumento sobre o qual o universo toca”, escreveu Mahler no verão de 1896 em carta para sua amante, a soprano Anna von Mildenburg. Ele estava falando sobre a Terceira Sinfonia, assunto dos Concertos Comentados com o percussionista Werner Silveira. Na mais longa criação do gênero, Mahler mostra em detalhes sua percepção sobre o mundo e o ser humano. Da visão pura da natureza à reflexão baseada em texto de Nietzsche, a Terceira culmina com um dos mais belos adágios da história da música.

 

Ilustra esta página um recorte do retrato de Frederich Nietzsche feito por Edvard Munch em 1906. Para o quarto movimento, Mahler nos reserva um clima de profunda doçura, que acompanha a reflexão do Zaratustra de Nietzsche.

Werner Silveira

Percussionista da Filarmônica desde a sua criação, em 2008, Werner foi professor de Percussão e coordenador do Departamento de Música do Cefart da Fundação Clóvis Salgado. Há mais de quinze anos vem pesquisando sobre as relações entre artes, filosofia, ciência, educação e gestão para o ciclo de palestras temáticas intituladas Degustação Musical. Desde fevereiro de 2017 é professor convidado da Fundação Dom Cabral nas áreas de Arte e Gestão e Humanidades na Gestão.