Obras e
compositores

Em sua trajetória, a Filarmônica já interpretou vários compositores. Aqui você pode conhecer melhor a história e as obras de alguns deles. Use os filtros para encontrar um compositor ou obra.

Encontre

Rafael
Nassif

Compositor com atuação no Brasil e na Alemanha, Nassif concentra seu trabalho nos elementos tímbricos e espaciais. Recebeu diversas premiações por suas peças, entre elas o Tinta Fresca da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais 2008, com a obra véus sobre cores.

Alberto
NEPOMUCENO

O músico cearense é considerado o “pai” do Nacionalismo na composição erudita brasileira: escreveu canções, promoveu autores nacionais e compôs a peça lírica O Garatuja, baseada na obra de José de Alencar.

Sigismund
Neukomm

Nascido na Áustria, Neukomm foi aluno de Haydn e chegou ao Brasil em 1816. Viveu aqui por cinco anos e escreveu, nesse período, cerca de 70 obras. Instrutor de D. Pedro I e Francisco Manuel da Silva, foi um dos pioneiros em explorar gêneros populares brasileiros em composições clássicas.

José Maurício
Nunes Garcia

Filho de escravos alforriados, o Pe. Nunes Garcia veio a se tornar o principal compositor brasileiro do período colonial, apesar do preconceito de uma sociedade ainda escravocrata. Sua obra, de cunho majoritariamente sacro, apresenta influências de Mozart e Haydn.