Dante Bertolino

Primeiros Violinos

segundos-violinos_Dante Bertolino

Dante Bertolino começou a dedicar-se ao violino aos doze anos de idade em São Paulo, mudando-se aos dezoito para Sófia, na Bulgária. Lá, continuou seus estudos na Academia Nacional de Música Pancho Vladigerov, onde concluiu o bacharelado em sob orientação de Evgenia-Maria Popova e o mestrado com a professora Stojka Milanova. Em seguida, foi convidado a estudar por um ano com Charles Stegeman na Duquesne University, nos Estados Unidos.

 

Participou de vários festivais pelo mundo, quando aperfeiçoou-se com nomes como Ani Schnarch, Sergiu Schwartz, Haim Taub, Shlomo Mintz, Michael Vaiman, Petru Munteanu, Simon Bernardini, Andrés Cárdenes e Richard Young. Dante foi solista a frente de orquestras no Brasil, Bulgária e Estados Unidos, e ganhou prêmios em competições acadêmicas e de música de câmara. Na Bulgária, seu grupo de câmara teve concertos transmitidos ao vivo pela Rádio Nacional e por emissoras da União Europeia.

 

Dante tocou em diversas orquestras profissionais na Bulgária e nos Estados Unidos. Foi spalla das orquestras acadêmicas que integrou, trabalhando lado a lado com maestros como Aylton Escobar, Benjamin Zander e Manfred Honeck.

anterior próximo