Eduardo Swerts

Violoncelos

violoncelo_Eduardo Swerts

Eduardo nasceu em Belo Horizonte, onde graduou-se em Música pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Seguiu seus estudos na Alemanha, concluindo o mestrado, o Artist Diploma e o curso de Música de Câmara na Musikhochschule Münster e na Robert Schumman-Hochschule Düsseldorf. Seus orientadores foram Abel Moraes, Matias de Oliveira Pinto e Franziska Batzdorf. Realizou masterclasses com Antonio Meneses, Maria Kliegel, Peter Bruns e Márcio Carneiro, entre outros.

Integrou orquestras no Brasil, na Alemanha, no Festival delle Nazioni na Itália e, durante duas temporadas, foi Violoncelo Principal da Orquestra das Américas. Apresentou-se como solista em Portugal, no Festival do Algarve, na Alemanha, no Solistenforum Münster, e na estreia de Dos Pampa Sur, de Rufo Herrera, com a Orquestra de Câmara Ouro Preto. Venceu o Concurso de Música de Câmara de Münster com a pianista Risa Adachi, apresentando-se na Alemanha, na Grécia e em Portugal, além da gravação e transmissão ao vivo do concerto pela rádio alemã WDR3.

Entre 2010 e 2012, lecionou na Staatliche Musikschule des Emslandes e na Musikschule Steinfurt. Foi também professor assistente de Matias de Oliveira Pinto na Academia da Musikhochschule Münster. Eduardo foi bolsista do KAAD (Serviço Acadêmico Católico para Estrangeiros) e da fundação Yehudi Menuhin – Live Music Now. Também é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

anterior próximo