João Carlos Ferreira

Violas   |   Principal

violas_Jo∆o Carlos Ferreira

Mineiro de Juiz de Fora, João Carlos iniciou sua atuação como violista na Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, onde ocupa a posição de Viola Principal desde 2009. Estudou violino com Bernardo Bessler e teve aulas com André Pires e Nelson Nilo Hack. Participou de masterclasses com Marie Christine Springuel, Luis Otávio Santos, Menahem Pressler e Roberto Díaz.

 

Foi músico da Orquestra Sinfônica Brasileira e, como membro do Quarteto Radamés Gnattali, recebeu o Prêmio Rumos Itaú Cultural 2007-2009. Entusiasta da prática de música de câmara, foca a sua produção também na área didática e composicional. Teve obras premiadas e pôde apresentar seu trabalho para Krzysztof Penderecki.

 

Algumas de suas atuações de destaque foram ao lado de Antonio Meneses, Roman Simovic, Márcio Carneiro, Quarteto Bessler e Sigiswald Kuijken. Como solista, apresentou-se junto à Petrobras Sinfônica, com a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, as sinfônicas das escolas de música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e também com a Filarmônica de Minas Gerais.

próximo