Marcos Arakaki

Regente Associado

Marcos Arakaki colabora com a Filarmônica de Minas Gerais desde 2011. Bacharel em Música pela Universidade Estadual Paulista, na classe de violino do professor Ayrton Pinto, concluiu em 2004 o mestrado em Regência Orquestral pela Universidade de Massachusetts (EUA). Participou do Aspen Music Festival and School (2005), recebendo orientações de David Zinman na American Academy of Conducting at Aspen, além de masterclasses com os maestros Kurt Masur, Charles Dutoit e Sir Neville Marriner.

Sua trajetória artística é marcada por prêmios como o do 1º Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes, promovido pela Orquestra Petrobras Sinfônica em 2001, e do Prêmio Camargo Guarnieri, concedido pelo Festival Internacional de Campos do Jordão em 2009, ambos como primeiro colocado. Foi ainda semifinalista no 3º Concurso Internacional Eduardo Mata, realizado na Cidade do México em 2007.

Marcos Arakaki tem dirigido também outros importantes grupos no Brasil e no exterior. Estão entre elas as orquestras sinfônicas Brasileira (OSB), do Estado de São Paulo (Osesp), do Teatro Nacional Claudio Santoro, do Paraná, de Campinas, do Espírito Santo, da Paraíba e da Universidade de São Paulo, a Filarmônica de Goiás, a Petrobras Sinfônica, a Orquestra Experimental de Repertório, as orquestras de câmara da Cidade de Curitiba e da Osesp e Camerata Fukudaras. No exterior, dirigiu a Filarmônica de Buenos Aires, a Sinfônica de Xalapa, a Filarmônica da Universidade Autônoma do México, a Kharkiv Philharmonic da Ucrânia e a Boshlav Martinu Philharmonic da República Tcheca.

Acompanhou importantes artistas do cenário erudito, como Gabriela Montero, Sergio Tiempo, Anna Vinnitskaya, Sofya Gulyak, Ricardo Castro, Rachel Barton-Pine, Chloë Hanslip, Luíz Filíp, entre outros.

Ao longo dos últimos dez anos, Marcos Arakaki tem contribuído de forma decisiva na formação de novas plateias, por meio de apresentações didáticas, bem como na difusão da música de concerto através de turnês a mais de setenta cidades brasileiras. Atua, ainda, como coordenador pedagógico, professor e palestrante em diversos projetos culturais e em instituições como Casa do Saber do Rio de Janeiro, programa Jovens Talentos de Furnas, Música na Estrada, nas universidades federais da Paraíba, do Rio Grande do Norte e de Roraima e em vários conservatórios brasileiros.