Patricio Hernández Pradenas

Tímpanos   |   Principal

tímpanos_Patrício Hernandez

Patricio licenciou-se em Interpretação em Percussão pela Faculdade de Artes da Universidade do Chile, sob orientação dos professores Elena Corvalán e Ramón Hurtado. Com bolsa concedida pela Fundação Andes, estudou na Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, com os professores George Gaber e Timothy Adams Jr. Ganhou o concurso Jovens Solistas pela Carnegie Mellon em 1997. Ainda tocando à frente da Filarmônica desta universidade, apresentou-se no Carnegie Hall, no Boston Symphony Hall e no Kennedy Center, em Washington.

Como integrante do grupo Percusión Rythmus, realizou concertos e turnês no Peru e na Bolívia. Patricio também participou como percussionista e timpanista convidado de todas as orquestras de Santiago e região, atuando como Principal da Sinfônica de San Luis, na Argentina, e, por doze anos, como Assistente de Tímpanos-Percussão da Filarmônica de Santiago.

Como intérprete de música de câmara e solista, participou da estreia de várias obras, algumas delas escritas para ele, e participou de gravações e festivais de música contemporânea. Professor da Universidade do Chile de 1998 a 2012, Patricio Hernández é reconhecido como um dos formadores de uma nova geração de percussionistas em seu país.