Rodrigo Bustamante

Primeiros Violinos

primeiros-violinos_Rodrigo Bustamante

Antes de juntar-se à Filarmônica em 2012, Rodrigo foi spalla da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro entre 2005 e 2010, com a qual também foi solista. Atuou ainda na Sinfônica de Porto Alegre, na New Eastman Symphony, na Eastman Virtuosi, na Orquestra de Câmara da Ulbra, entre outras. Tem colaborado como instrumentista e arranjador ao lado de artistas e grupos sinfônicos do cenário musical brasileiro. Sua peça Flausiniana, baseada nos Prelúdios para Violino Só de Flausino Vale, foi gravada e estreada pelo violinista Emmanuelle Baldini e pela Orquestra do Estado de Mato Grosso.

 

Mantém intensa atividade camerística, com destaque e atuações ao lado do Offenburger Streichtrio e do violinista canadense Guillaume Tardif. Recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor Grupo de Câmara e foi indicado ao prêmio de Melhor Instrumentista pela atuação no álbum Musitrio – Kinematic. Com o Quarteto Libertas, tem se apresentado regularmente nas salas mais tradicionais de Belo Horizonte e no interior de Minas Gerais.

 

Rodrigo é Mestre em Violin Performance and Literature pela Eastman School of Music, nos Estados Unidos, na classe de Ilya Kaler e Mitchell Stern. Graduou-se em Violino na classe do professor Marcello Guerchfeld na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Estudou também com Jerrold Rubenstein no Conservatório Real da Antuérpia, na Bélgica.

anterior próximo