|    2 jul 2013

Filarmônica lança álbum com Schubert

Orquestra interpreta a Sinfonia nº 9 de Franz Schubert, sob regência do maestro Fabio Mechetti

A Sinfonia nº 9 de Schubert, também conhecida como “A Grande”, integra o repertório dos principais grupos orquestrais do mundo. Dentre as sinfonias do compositor austríaco, a nona revela-se a mais pessoal. Oferecida com elogiosa dedicatória à Sociedade Filarmônica de Viena, a obra foi considerada “muito pesada e muito difícil”.

Cerca de 11 anos após a morte do artista, em visita à humilde casa de Ferdinand Schubert, irmão do compositor, Robert Schumann reencontra a partitura da sinfonia rejeitada e providencia sua estreia na Gewandhaus, de Leipzig, sob a direção de Felix Mendelssohn.

ONDE COMPRAR
O álbum com a versão da Filarmônica de Minas Gerais é distribuído pelo selo independente Sonhos e Sons, que possui um vasto catálogo de CDs e DVDs raros e alcança a América do Norte, Europa e Ásia, firmando-se como um dos grandes canais da música brasileira no exterior.

Além do site da Sonhos e Sons, o CD também será vendido na Discoplay, na Editora Vozes, ambas da rua dos Tupis, e na Leitura do Pátio Savassi. O álbum também será vendido no dia 4 de julho, em concerto no Palácio das Artes, com valores de R$ 25,00, para o público em geral, e R$ 15,00, para assinantes.

“(…) Por tudo isso, é alta a expectativa em torno do primeiro lançamento comercial [da Filarmônica]. Para esta orquestra que já é grande e que ainda quer crescer, nada mais adequado que a famosa Sinfonia nº 9, ‘a Grande’, de Franz Schubert. Ao longo de seus quatro movimentos e quase 50 minutos de música, Mechetti e a OFMG provam por que são tão celebrados. O equilíbrio de sua sonoridade é realizado de forma precisa, sem soar artificial. Os naipes demonstram coesão em sua sonoridade e precisão. Tudo isso se mostra o ponto de partida para uma leitura bastante interessante dessa partitura, a partir do olhar sempre criativo de Mechetti”.
Revista Concerto | Julho de 2013

A escolha da Nona Sinfonia de Franz Schubert (1797 – 1828), uma das melodias mais complexas dentre as elaboradas pelo compositor romântico, foi certeira para o álbum de estreia da Filarmônica. Fabio Mechetti é um regente talentoso e soube fazer com que seu conjunto equilibrasse força e intimismo na interpretação de “A Grande”. O segundo movimento traz um belo tema executado pelo oboé e acompanhado pelo staccato das cordas.
Paula Nadal | Revista Bravo! | Julho de 2013

Franz SCHUBERT | Sinfonia nº 9 em Dó maior, “A Grande” (1826) [50 min]

Gravado em 6 de julho de 2011 no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Ficha técnica da gravação:

Ulrich Schneider: Produtor de gravação, edição, mixagem, masterização

Marcio Jesus Torres: Assistente técnico