|    6 jun 2012

Música clássica para as escolas

Mais uma importante parceria para a música clássica está sendo firmada pelo ICF

2012-07-06-parceria-secretaria-cultura

Mais uma importante parceria para a música clássica está sendo firmada pelo Instituto Cultural Filarmônica, desta vez com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). Juntos, Instituto e Secretaria pretendem levar a música sinfônica para a sala de aula, oferecendo condições para as escolas desenvolverem a música dentro do seu projeto pedagógico. Para o presidente do Instituto Cultural Filarmônica, Diomar Silveira, esse é apenas o primeiro passo do início de uma longa parceria.

O trabalho será feito com alunos do ensino fundamental e médio. A ideia inicial é que o Instituto disponibilize material didático para ser trabalhado nas instituições e viabilize a capacitação dos professores de arte-educação da rede estadual. Todas as escolas do Estado receberão livretos preparados especialmente para crianças e adolescentes e é com esse material que os alunos darão os primeiros passos na música clássica. Além dos livretos, as escolas receberão também um DVD com a gravação de um concerto didático realizado pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

OS CONCERTOS DIDÁTICOS
Os Concertos Didáticos são preparados especialmente para grupos de crianças e jovens da rede escolar pública, instituições sociais e universidades. Além de apreciar a música, o público recebe informações sobre a orquestra e seus instrumentos, as obras e os compositores.

O MATERIAL DIDÁTICO
Pensado como meio de iniciação ao mundo sinfônico, o volume I de Primeiros Passos na Música Clássica foi elaborado em 2009 pelo pianista e professor Moacyr Laterza Filho, com ilustrações de Pedro Hamdan. Agora, somam-se duas novas publicações, dirigidas a crianças e a adolescentes. Os textos foram escritos pelo musicólogo, mestre em pesquisa de processos criativos, Ricardo Petracca, e ilustrados pelo designer Maurizio Manzo e pelo cartunista Damasceno.