As óperas de Carlos Gomes – filho

Maria Tudor: Abertura
Fosca: Abertura
O Escravo: Abertura e Alvorada

Natural de São Paulo, Fabio Mechetti é Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica de Minas Gerais desde 2008, ano de sua criação. Em 2014, ao ser convidado para ocupar o cargo de Regente Principal da Filarmônica da Malásia, tornou-se o primeiro brasileiro a dirigir uma orquestra asiática. Foi Residente da Sinfônica de San Diego, Titular das sinfônicas de Syracuse, Spokane e Jacksonville, sendo agora Regente Emérito das duas últimas. Foi Regente Associado de Mstislav Rostropovich na Sinfônica Nacional de Washington. Além de uma sólida carreira nos Estados Unidos e no Brasil, já conduziu em países como México, Peru, Venezuela, Nova Zelândia, Espanha, Japão, Escócia, Finlândia, Canadá, Suécia e Itália. Mechetti é vencedor do Concurso Internacional de Regência Nicolai Malko. Possui títulos de mestrado em Composição e em Regência pela Juilliard School.

Detentora do Prêmio Carlos Gomes 2002 na categoria Revelação, Adriana Clis tem se apresentado frequentemente como solista junto às maiores instituições musicais do Brasil, nos palcos de ópera, de concertos e de câmara. Adriana iniciou os estudos musicais com a mãe, a professora Marcilda Clis. Fez aulas no Conservatório Tchaikovsky de Moscou com Klara Kadinskaia (Teatro Bolshoi) e aperfeiçoou-se em Milão sob orientação do maestro Pier Miranda Ferraro. Foi premiada no Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão (BH/2003), venceu o Concurso Jovens Solistas Eleazar de Carvalho (2002) e, dois anos depois, foi uma das finalistas das audições para Novas Vozes Líricas do Teatro Colón (Buenos Aires), onde integrou a Temporada 2005. No Municipal de São Paulo, participou das produções de As Valquírias (Wagner), A Menina das Nuvens (Villa-Lobos), The Rake’s Progress (Stravinsky) e Cavalleria Rusticana (Mascagni). No Theatro São Pedro, fez o papel-título da ópera Carme (Bizet); no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, participou de Rigoletto (Verdi); e de João e Maria (Humperdinck) no Theatro da Paz de Belém.

Concerto para violino nº 3 em si menor, op. 61 | SAINT-SAËNS

O opus 61 é o último dos três concertos para violino escritos por Saint-Saëns. Ele é um exemplo claro da vinculação visceral de Saint-Saëns à linguagem romântica. Concluído em 1880, foi dedicado ao grande virtuoso Pablo de Sarasate. Outras obras de Saint-Saëns dedicadas a Sarasate revelam um foco bem direcionado na exibição virtuosística do intérprete, bem como o conhecimento e domínio do compositor na linguagem e no estilo violinísticos. Já o Concerto nº 3 é bem mais focado na inventividade melódica que em efeitos virtuosísticos e desvela outro lado da mentalidade musical romântica, não menos apaixonada, mas com arroubos que se dirigem mais a uma espécie de contemplação da intimidade do compositor, do que a bravuras do intérprete virtuoso.

Inspirada no drama homônimo de Victor Hugo e com libreto de Emílio Praga, Maria Tudor foi encenada pela primeira vez no teatro Alla Scala de Milão em 27 de março de 1879. Na época, Gomes já era figura de destaque no cenário operístico internacional, tendo estreado com sucesso óperas como O Guarani (1870) e Fosca (1873). Em Maria Tudor, o enredo se baseia na história da rainha Maria I da Inglaterra, conhecida como “a sanguinária”. Diferentemente dos prelúdios convencionais, que condensam em um pot-pourri os principais temas da ópera, essa Abertura concilia o tema da vingança, extraído do final do ato III, com os momentos líricos da marcha dos condenados do ato IV, através de um trabalho de desenvolvimento melódico. Carlos Gomes realiza, dessa maneira, uma obra sinfônica em que a ânsia de vingança inicial se transforma numa seção lírica, marcada pela compaixão e pelo amor. Segundo Victor Hugo, o drama pretende retratar “uma rainha que seja uma mulher. Grande como rainha. Verdadeira como mulher”.

adicione à agenda 16/07/2021 8:30 PM America/Sao_Paulo As óperas de Carlos Gomes – filho false DD/MM/YYYY