Da dissonância à harmonia – filho

, regente convidado
Stella Chen, violino

BARTÓK
BEETHOVEN
Danças da Transilvânia, BB 102b
Concerto para violino nº 2, BB 117
Marcha Zapfenstreich
Sinfonia nº 1 em Dó maior, op. 21

Vencedora do Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica em 2019, Stella Chen foi aluna de Itzhak Perlman e Catherine Cho na Juilliard School, em Nova York, e de Donald Weilerstein e Miriam Fried no Conservatório de Música da Nova Inglaterra, em Boston. Já se apresentou com a Filarmônica de Medellín, Harvard-Radcliffe, Bach Society, a Orquestra de Câmara de Lausanne e a Boston Youth. Foi aluna de psicologia em Harvard, onde recebeu o prêmio Robert Levin. No mundo sinfônico, venceu ainda os concursos Yehudi Menuhin e Tibor Varga. Colaborou com Robert Levin, Hsin-Yun Huang, Gabor Takacs-Nagy, Federico Cortese, Sir John Eliot Gardiner, Matthew Lipman, Roger Tapping, Paul Biss e Paul Katz.

A Sinfonia nº 1 revela um artista inquieto, em busca de seus próprios ideais. Uma introdução, Adagio molto, abre a partitura com inesperado acorde dissonante. Esse começo em tonalidade incorreta foi considerado muito audacioso e reprovado pela crítica da época. A Primeira Sinfonia corrobora com a ideia do musicologista Donald Francis Tovey de uma “despedida apropriada para o século XVIII”. A obra traz a essência do estilo clássico em sua tessitura, mas já mostra algumas características que irão marcar o Beethoven que chegou aos dias de hoje.

adicione à agenda 16/10/2020 8:30 PM America/Sao_Paulo Da dissonância à harmonia – filho false DD/MM/YYYY