Da dissonância à harmonia

Marcha Zapfenstreich
Sinfonia nº 1 em Dó maior, op. 21

Marcos Arakaki, regente convidado

Maestro, professor e palestrante, Marcos Arakaki é o novo Regente Titular da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba, baseada em João Pessoa. Natural de São Paulo, é Bacharel em Violino pela Universidade Estadual Paulista e Mestre em Regência Orquestral pela Universidade de Massachusetts. Foi o vencedor do I Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes (2001) e do I Prêmio Camargo Guarnieri (2009). Arakaki tem regido regularmente as principais orquestras sinfônicas brasileiras, além de orquestras nos Estados Unidos, México, Argentina, República Tcheca e Ucrânia. Colaborou com importantes artistas, como Pinchas Zukerman, Victor Julien-Laferrière, Gabriela Montero, Sergio Tiempo, Anna Vinnitskaya, Sofya Gulyak, Vladimir Feltsman, Ricardo Castro e Yamandu Costa. Como Regente Assistente da Orquestra Sinfônica Brasileira (2007/2010) e Regente Associado da Filarmônica de Minas Gerais (2011-2019), contribuiu de forma decisiva para a formação de novas plateias e difusão da música de concertos, por meio de apresentações didáticas, concertos para juventude e turnês a mais de cem cidades brasileiras. Gravou a trilha sonora do filme Nosso Lar, composta por Philip Glass, com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Autor do livro A História da Música Clássica Através da Linha do Tempo, lançado em 2019, Arakaki tem realizado concertos comentados, palestras e exposições baseadas nesta publicação em diversas cidades brasileiras.

Vencedora do Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica em 2019, Stella Chen foi aluna de Itzhak Perlman e Catherine Cho na Juilliard School, em Nova York, e de Donald Weilerstein e Miriam Fried no Conservatório de Música da Nova Inglaterra, em Boston. Já se apresentou com a Filarmônica de Medellín, Harvard-Radcliffe, Bach Society, a Orquestra de Câmara de Lausanne e a Boston Youth. Foi aluna de psicologia em Harvard, onde recebeu o prêmio Robert Levin. No mundo sinfônico, venceu ainda os concursos Yehudi Menuhin e Tibor Varga. Colaborou com Robert Levin, Hsin-Yun Huang, Gabor Takacs-Nagy, Federico Cortese, Sir John Eliot Gardiner, Matthew Lipman, Roger Tapping, Paul Biss e Paul Katz.

A Sinfonia nº 1 revela um artista inquieto, em busca de seus próprios ideais. Uma introdução, Adagio molto, abre a partitura com inesperado acorde dissonante. Esse começo em tonalidade incorreta foi considerado muito audacioso e reprovado pela crítica da época. A Primeira Sinfonia corrobora com a ideia do musicologista Donald Francis Tovey de uma “despedida apropriada para o século XVIII”. A obra traz a essência do estilo clássico em sua tessitura, mas já mostra algumas características que irão marcar o Beethoven que chegou aos dias de hoje.

15 out 2020

16 out 2020

adicione à agenda 15/10/2020 8:30 PM America/Sao_Paulo Da dissonância à harmonia false DD/MM/YYYY