Formas Livres

Fratres
Rapsódia em lá menor, op. 14

Marcos Arakaki, regente convidado

Maestro, professor e palestrante, Marcos Arakaki é natural de São Paulo. Bacharel em Violino pela Universidade Estadual Paulista e mestre em Regência Orquestral pela Universidade de Massachusetts, Arakaki foi o vencedor do I Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes (2001) e do I Prêmio Camargo Guarnieri (2009). Marcos Arakaki tem regido regularmente as principais orquestras sinfônicas brasileiras além de orquestras nos Estados Unidos, México, Argentina, República Tcheca e Ucrânia. Colaborou com importantes artistas, como Pinchas Zukerman, Luíz Filíp, Victor Julien-Laferrière, Gabriela Montero, Sergio Tiempo, Anna Vinnitskaya, Sofya Gulyak, Vladimir Feltsman, Ricardo Castro, Yamandu Costa, entre outros. Como Regente Assistente da Orquestra Sinfônica Brasileira (2007/2010) e Regente Associado da Filarmônica de Minas Gerais desde 2011, Arakaki contribui de forma decisiva para a formação de novas plateias, por meio de apresentações didáticas, concertos para juventude, bem como para a difusão da música de concertos através de turnês a mais de cem cidades brasileiras. Gravou a trilha sonora do filme Nosso Lar, composta por Philip Glass, com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Autor do livro A História da Música Clássica Através da Linha do Tempo, lançado em 2019, Arakaki tem realizado concertos comentados, palestras e exposições baseadas nesta publicação em diversas cidades brasileiras. Marcos Arakaki é o novo Regente Titular da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba.

Serenata nº 12 em dó menor, K. 388 | MOZART

Em 1781, Mozart foi para Viena para passar aquela que seria sua última temporada na capital austríaca. Acostumado às demandas da vida noturna da cidade, o compositor sabia o apreço da população local por peças festivas e comemorativas, para serem tocadas em eventos sociais. No entanto, não se sabe ao certo as intenções de Mozart ao compor a Serenata nº 12. Mais sério e elaborado que outros trabalhos escritos anteriormente, o K. 388 é concebido para orquestra de sopros em quatro movimentos, como uma sinfonia. Serenatas geralmente continham seis ou mais movimentos, devido ao seu uso em reuniões sociais. Outra distinção é o uso do diminuendo. Uma serenata criada em dó menor poderia ser entendida como uma contradição, dada a natureza alegre desta forma musical e pelas conotações trágicas explicitadas pelo modo menor. A Serenata nº 12 em dó menor, K. 388 seria retrabalhada anos mais tarde, em 1787, para quinteto de cordas com duas violas.

Composta em 1892, a Serenata para cordas em mi menor em nada se liga às grandes obras de Edward Elgar, pelas quais o conhecemos melhor. Sua estreia se deu em 1896, na Antuérpia, Bélgica, quando o compositor, então com 39 anos, ainda não tinha iniciado as criações que o tornariam um dos mais amados compositores britânicos. No entanto, é um dos primeiros trabalhos do compositor em que encontramos traços de sua maturidade. O opus 20 é uma peça que parecia evocar um trabalho para cordas em três movimentos cujo manuscrito se perdeu. Também construída em três breves movimentos, a Serenata para cordas soa fresca, natural e docemente sonora. Até o fim de sua vida, Elgar citaria a peça como uma de suas obras mais queridas.

Na década de 1970, Arvo Pärt mergulhou no estudo da música de igreja medieval e renascentista. Ao aprender a essência do estilo, o resultado foi a criação de uma técnica por ele apelidada de tintinnabuli, em referência à ressonância causada pelo som dos sinos. Criada em 1977, no auge desses estudos, Fratres (latim para “Irmãos”) é uma das obras em que os princípios do tintinnabuli podem ser facilmente apreendidos. Um exemplo é o fato de que o material musical não precisa necessariamente estar vinculado ao timbre de um instrumento específico. Frates foi escrita inicialmente sem instrumentação fixa e podendo ser executada por vários instrumentos.

No início de sua carreira, Antonín Dvorák estava bastante interessado nos gêneros musicais da música absoluta. Sua primeira rapsódia, a opus 14, de 1874, foi descrita pelo autor como uma obra escrita em uma espécie de forma livre, transitando entre a rapsódia e o poema sinfônico. Composta entre agosto e setembro de 1874, à Rapsódia em lá menor reservou-se o destino de ser pouco executada. Provavelmente escrita sob a influência das Rapsódias Húngaras, de Liszt, com a diferença que derivaria da música folclórica eslava, foi a única tentativa de uma série que havia imaginado. O resultado que conhecemos chegou quatro anos depois, com as Rapsódias Eslavas, op. 45. O trabalho só foi publicado em 1912, em Berlim, após a morte do compositor.

31 out 2020
sábado, 18h00

adicione à agenda 31/10/2020 6:00 PM America/Sao_Paulo Formas Livres false DD/MM/YYYY