Maratona Beethoven | Presto e Veloce

|    Presto e Veloce

BEETHOVEN
Concerto para piano nº 2 em Si bemol maior, op. 19
Concerto para piano nº 5 em Mi bemol maior, op. 73, "Imperador"

Natural de São Paulo, Fabio Mechetti é Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica de Minas Gerais desde 2008, ano de sua criação. Em 2014, ao ser convidado para ocupar o cargo de Regente Principal da Filarmônica da Malásia, tornou-se o primeiro brasileiro a dirigir uma orquestra asiática. Foi Residente da Sinfônica de San Diego, Titular das sinfônicas de Syracuse, Spokane e Jacksonville, sendo agora Regente Emérito das duas últimas. Foi Regente Associado de Mstislav Rostropovich na Sinfônica Nacional de Washington. Além de uma sólida carreira nos Estados Unidos e no Brasil, já conduziu em países como México, Peru, Venezuela, Nova Zelândia, Espanha, Japão, Escócia, Finlândia, Canadá, Suécia e Itália. Mechetti é vencedor do Concurso Internacional de Regência Nicolai Malko. Possui títulos de mestrado em Composição e em Regência pela Juilliard School.

Graduado em piano e violino pela Escola de Música da UFRJ, Arnaldo Cohen conquistou por unanimidade o 1º Prêmio no Concurso Internacional Busoni, na Itália e, desde então, tem se apresentado como solista das mais importantes orquestras do mundo. Após mais de 20 anos em Londres, onde lecionou na Royal Academy of Music e no Royal Northern College of Music, transferiu-se para os Estados Unidos em 2004, tornando-se o primeiro brasileiro a assumir uma cátedra vitalícia na Escola de Música da Universidade de Indiana. Além de recitalista e concertista, transita também pelos domínios da música de câmara, tendo integrado durante cinco anos o prestigiado Trio Amadeus. Conhecido por sua técnica clara e exemplar, Cohen também gravou discos premiados e muito bem recebidos pela crítica, de compositores como Liszt, Brahms, Rachmaninov e uma abrangente coletânea de música brasileira para o selo sueco BIS.

Concerto para piano nº 2 em Si bemol maior, op. 19 | BEETHOVEN

O Segundo Concerto foi crucial para afirmar Beethoven em Viena como instrumentista e como compositor: sua estreia se deu em 29 de março de 1795, no Burgtheater, tendo o autor como solista. Escrito nos moldes clássicos, bem à maneira dos concertos de Mozart, a obra, no entanto, já revela os contrastes e certos aspectos dramáticos que marcarão o Beethoven da fase seguinte. Embora estreado em Viena, apenas o último movimento (em que revela forte ascendência de Haydn) foi composto nessa cidade. Os dois primeiros datam de quando Beethoven ainda residia em Bonn. A cadência do primeiro movimento – de grande virtuosismo – foi composta bem depois do concerto propriamente dito: em caráter e estilo, ela já revela um Beethoven de fases posteriores, anunciando aquilo que assombraria o mundo.

O piano no Quinto Concerto é, frequentemente, mais um colaborador, com grandes passagens de caráter improvisatório, do que propriamente solista, apesar da escrita altamente virtuosística. No início do primeiro movimento, o piano interrompe a orquestra para executar uma breve cadência. Apesar da grandiosidade desse primeiro movimento, as passagens do piano são muitas vezes extremamente leves. No segundo movimento, de um lirismo ímpar, piano e orquestra travam um dos mais belos diálogos da história da música, naquele que Berlioz dizia ser o maior modelo de integração entre piano e orquestra. Sem intervalo algum, entramos no terceiro movimento, com caráter ao mesmo tempo incisivo e gracioso, onde a sonoridade do piano oferece algumas antecipações surpreendentes de Chopin. Por toda a obra destaca-se o contraste entre o heroísmo da orquestra e a delicadeza do piano.

3 dez 2020

adicione à agenda 03/12/2020 8:30 PM America/Sao_Paulo Maratona Beethoven | Presto e Veloce false DD/MM/YYYY