Mignone e Fernandez revisitados

FERNANDEZ
Concerto para piano
Reisado do pastoreio
Sinfonia nº 2, "O caçador de esmeraldas"

Natural de São Paulo, Fabio Mechetti é Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica de Minas Gerais desde 2008, ano de sua criação. Em 2014, ao ser convidado para ocupar o cargo de Regente Principal da Filarmônica da Malásia, tornou-se o primeiro brasileiro a dirigir uma orquestra asiática. Foi Residente da Sinfônica de San Diego, Titular das sinfônicas de Syracuse, Spokane e Jacksonville, sendo agora Regente Emérito das duas últimas. Foi Regente Associado de Mstislav Rostropovich na Sinfônica Nacional de Washington. Além de uma sólida carreira nos Estados Unidos e no Brasil, já conduziu em países como México, Peru, Venezuela, Nova Zelândia, Espanha, Japão, Escócia, Finlândia, Canadá, Suécia e Itália. Mechetti é vencedor do Concurso Internacional de Regência Nicolai Malko. Possui títulos de mestrado em Composição e em Regência pela Juilliard School.

Lorenzo Fernandez, junto com Villa-Lobos e Francisco Braga, tornaram-se expoentes do nacionalismo e do modernismo brasileiros. Foi inclusive Braga quem regeu a estreia da suíte Reisado do Pastoreio, em três movimentos, de Lorenzo Fernandez. O Batuque final causou entusiasmo. É a peça mais conhecida desse compositor eclético que se dedicou a vários gêneros. Fernandez foi parceiro de Villa-Lobos em muitas atividades musicais e, se sua carreira não fosse inesperadamente interrompida aos cinquenta anos (na véspera de sua morte, fora muito aplaudido, ao reger um concerto na Escola Nacional de Música), Lorenzo Fernandez poderia ter tido destaque semelhante ao do amigo.

Apenas dois anos depois de concluir a sua Primeira Sinfonia, Lorenzo Fernandez concluiu a partitura de sua segunda obra sinfônica. O cunho programático da Sinfonia nº 2 se deve à inspiração no poema O caçador de esmeraldas, de Olavo Bilac. Os versos iniciais de cada parte da poesia estão previstos na partitura, servindo como referência de cada um dos movimentos. Em sua obra Música Erudita Brasileira: Gêneros e Formas, Sylvio Lago argumenta que, na estrutura, “o compositor não se afasta das fórmulas convencionais dos quatro movimentos, revelando-se um melodista original e demonstrando habilidade em converter o idioma nacional numa alta expressão artística de caráter universal”. Concluída próximo às comemorações do cinquentenário de Lorenzo Fernandez, a Segunda Sinfonia não chegou a ser executada durante a vida do compositor. Ele morreria em agosto do ano seguinte.

22 set 2022

23 set 2022

adicione à agenda 22/09/2022 8:30 PM America/Sao_Paulo Mignone e Fernandez revisitados false DD/MM/YYYY