O heroico e grandioso finale – filho

BEETHOVEN
Sinfonia nº 3 em Mi bemol maior, op. 55, "Eroica"
Sinfonia nº 5 em dó menor, op. 67

Natural de São Paulo, Fabio Mechetti é Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica de Minas Gerais desde 2008, ano de sua criação. Em 2014, ao ser convidado para ocupar o cargo de Regente Principal da Filarmônica da Malásia, tornou-se o primeiro brasileiro a dirigir uma orquestra asiática. Foi Residente da Sinfônica de San Diego, Titular das sinfônicas de Syracuse, Spokane e Jacksonville, sendo agora Regente Emérito das duas últimas. Foi Regente Associado de Mstislav Rostropovich na Sinfônica Nacional de Washington. Além de uma sólida carreira nos Estados Unidos e no Brasil, já conduziu em países como México, Peru, Venezuela, Nova Zelândia, Espanha, Japão, Escócia, Finlândia, Canadá, Suécia e Itália. Mechetti é vencedor do Concurso Internacional de Regência Nicolai Malko. Possui títulos de mestrado em Composição e em Regência pela Juilliard School.

Sinfonia nº 3 em Mi bemol maior, op. 55, "Eroica" | BEETHOVEN

A Sinfonia Eroica é um marco fundamental de toda a produção sinfônica do século XIX. Com ela Beethoven altera não apenas o modo como uma obra deveria ser apreendida, como o público a quem ela se destina. Se, antes, o gênero sinfônico servia de entretenimento, dentro de um ambiente aristocrático, com a Terceira Sinfonia Beethoven compõe uma música que se destina a toda a humanidade. Trata-se da mais longa e mais complexa das sinfonias até então compostas por qualquer autor. Escrita entre 1802 e início de 1804, a primeira apresentação pública se deu no dia 7 de abril de 1805, no Theater an der Wien, em Viena, sob a regência do próprio Beethoven.

Embora os muitos esboços da Quinta Sinfonia datem já do início de 1804, Beethoven trabalhou assiduamente na obra apenas em 1807 e terminou a composição no início de 1808. Foi executada, pela primeira vez, no dia 22 de dezembro de 1808, no Theater an der Wien, por um grupo de músicos recrutados para a ocasião, sob a regência do próprio Beethoven. Nesse célebre concerto em que foram estreadas várias obras importantes e longas, Beethoven ainda sentou-se ao piano para uma série de improvisações.

adicione à agenda 18/12/2020 8:30 PM America/Sao_Paulo O heroico e grandioso finale – filho false DD/MM/YYYY