O violino de Leipzig – filho

Ponteio
Concerto para violino em mi menor, op. 64
Sinfonieta, op. 5

Natural de São Paulo, Fabio Mechetti é Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica de Minas Gerais desde 2008, ano de sua criação. Em 2014, ao ser convidado para ocupar o cargo de Regente Principal da Filarmônica da Malásia, tornou-se o primeiro brasileiro a dirigir uma orquestra asiática. Foi Residente da Sinfônica de San Diego, Titular das sinfônicas de Syracuse, Spokane e Jacksonville, sendo agora Regente Emérito das duas últimas. Foi Regente Associado de Mstislav Rostropovich na Sinfônica Nacional de Washington. Além de uma sólida carreira nos Estados Unidos e no Brasil, já conduziu em países como México, Peru, Venezuela, Nova Zelândia, Espanha, Japão, Escócia, Finlândia, Canadá, Suécia, Itália e Dinamarca. Mechetti é vencedor do Concurso Internacional de Regência Nicolai Malko. Possui títulos de mestrado em Composição e em Regência pela Juilliard School. Em 2022, fará sua estreia com a Filarmônica do Teatro Colón, em Buenos Aires, e a Sinfônica da Colômbia, em Bogotá.

Um fato menos conhecido da vida de Mendelssohn é que, além de compositor genial e regente ousado, foi também uma criança prodígio no violino e no piano – optando pelo último como seu instrumento principal. Antes dos dezenove anos, já havia escrito muitas de suas obras mais importantes, inclusive a abertura de Sonho de uma noite de verão. Quando contava ainda com 29 anos, escreveu a seu amigo e violinista Ferdinand David: “gostaria de escrever um concerto para você com um tema em mi menor que insiste ficar em minha cabeça”. Em meio a tantos projetos que cercavam sua vida, a partitura foi sendo completada aos poucos, sempre contando com a opinião do próprio David, principalmente em relação às cadências. A estreia só foi acontecer em março de 1845, em Leipizig, tendo David como solista e Niels Gade como regente, já que Mendelssohn estava doente. O próprio compositor só ouviria seu Concerto em 1847, um mês antes de falecer, com Josef Joachim como solista.

adicione à agenda 08/04/2022 8:30 PM America/Sao_Paulo O violino de Leipzig – filho false DD/MM/YYYY