Considerado o principal compositor italiano de sua geração, Luciano Berio foi um dos grandes experimentadores da música orquestral na segunda metade do século XX. Seu espírito inquieto e curioso fez com que se tornasse pioneiro no uso de técnicas eletrônicas de composição e gravação em estúdio e na exploração do espaço de apresentação pelo posicionamento dos músicos. Porém, ao contrário de muitos de seus contemporâneos, Berio também cultivou o hábito de revisitar trabalhos dos mestres de outrora, criando novos arranjos e adaptações. A Retirada noturna de Madri é a sua interpretação da peça homônima de Boccherini, que, por ter feito muito sucesso na época (final do século XVIII), ganhou quatro versões de seu criador. Todas elas buscam representar uma fuga pelas ruas de Madri, oscilando entre seções silenciosas e ápices de tensão, como se a patrulha noturna da cidade se aproximasse e se distanciasse repetidas vezes. Para sua abordagem, Berio realizou uma colagem das quatro versões de Boccherini, sobrepondo trechos e arranjando-os para orquestra em uma proposta bem particular, que subverte com gentileza e respeito o material de origem.