Piano a quatro mãos

MENDELSSOHN
BRAHMS/Schoenberg
O campo de Wallenstein, op. 14
Concerto para dois pianos em Mi maior
Quarteto em sol menor, op. 25

Natural de São Paulo, Fabio Mechetti é Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica de Minas Gerais desde 2008, ano de sua criação. Em 2014, ao ser convidado para ocupar o cargo de Regente Principal da Filarmônica da Malásia, tornou-se o primeiro brasileiro a dirigir uma orquestra asiática. Foi Residente da Sinfônica de San Diego, Titular das sinfônicas de Syracuse, Spokane e Jacksonville, sendo agora Regente Emérito das duas últimas. Foi Regente Associado de Mstislav Rostropovich na Sinfônica Nacional de Washington. Além de uma sólida carreira nos Estados Unidos e no Brasil, já conduziu em países como México, Peru, Venezuela, Nova Zelândia, Espanha, Japão, Escócia, Finlândia, Canadá, Suécia e Itália. Mechetti é vencedor do Concurso Internacional de Regência Nicolai Malko. Possui títulos de mestrado em Composição e em Regência pela Juilliard School.

Celina Szrvinsk é um nome reconhecido como pianista, pedagoga e produtora. Em todas essas linhas de atuação, tem priorizado a divulgação da música brasileira, seus compositores e intérpretes. Em Belo Horizonte dirige, desde 1991, programações de música de câmara, algumas hoje referências no cenário musical brasileiro, como o Festival de Maio, em sua oitava edição consecutiva e, desde 2010, a série de Concertos do Centro Cultural Minas Tênis Clube. Como educadora, é responsável pela formação de dezenas de jovens pianistas, muitos dos quais com marcante atuação artística e pedagógica. É docente convidada para masterclasses, oficinas de piano em festivais e comissões julgadoras de concursos importantes no Brasil, Alemanha e Suécia. Forma, desde 1983, um duo pianístico com Miguel Rosselini. Dos dois discos gravados pelo duo, o de 2005 foi eleito pela revista Diapason entre as melhores gravações brasileiras do ano. Desde 2006 atua em duo com o violoncelista Antonio Meneses, com quem já se apresentou nas principais salas de concerto do Brasil, além da Itália, Nova York, Bogotá e Quito. Também com Antonio Meneses gravou CD pelo selo AVIE, em Londres. No Japão, com a violinista Utae Nakagawa, realizou turnês e gravou sonatas de Grieg e Elgar. Celina foi solista com a Filarmônica de Minas Gerais e também com as orquestras filarmônicas de Câmara da Polônia e de Goiás; sinfônicas de Minas Gerais, Nacional, da USP, Municipal de Campinas e Orquestra de Câmara Sesiminas. Realizou ainda concertos na Rússia e Suíça. Na Alemanha, cursou mestrado e doutorado na Escola Superior de Música de Karlsruhe. Desde 1985 Celina Szrvinsk é professora da Universidade Federal de Minas Gerais.

O campo de Wallenstein, op. 14 | SMETANA

Os poemas sinfônicos de Bedrich Smetana formam o núcleo de sua produção orquestral. Ele começou a compor os dois primeiros, Richard III e O campo de Wallenstein, em Gotenburgo, Suécia, no apagar de 1858, após visitar Liszt em Weimar (Alemanha) no ano anterior. Escrita a partir da primeira parte da trilogia do dramaturgo alemão Friedrich Schiller, a partitura de seu opus 14 ficou pronta em janeiro de 1859. Em 16 de outubro de 1858, o pianista alemão Josef Proksch havia escrito para Smetana: “Você fez uma escolha feliz ao colocar as mãos n’O campo de Wallenstein de Schiller para escrever uma música introdutória. O poema é capaz de ser ‘sinfonizado’, pois contém material rico e variado. Se esta afortunada escolha terminar bem para você, esse trabalho certamente marcará uma época”. O poema sinfônico foi apresentado pela primeira vez em 5 de janeiro de 1862, em um concerto dedicado ao trabalho do compositor no Palácio de Zofin, em Praga (República Tcheca).

6 out 2022

7 out 2022

adicione à agenda 06/10/2022 8:30 PM America/Sao_Paulo Piano a quatro mãos false DD/MM/YYYY