Amor e guerra no Concerto para violino de Britten

11 e 12 de julho 2019, das 19H30 às 20H
Sala de Recepções
Palestrante: Alexandre Kanji

ir para a página deste programa

Amor e guerra se misturam no belíssimo Concerto para Violino nº 1, op. 15, de Benjamin Britten. Alexandre Kanji, Spalla da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, irá comentar esta obra logo antes dos concertos dos dias 11 e 12 de julho. Iremos estreá-la junto ao grande solista Augustin Hadelich.

O terceiro movimento do opus 15 é um tributo aos soltados voluntários britânicos, alguns deles amigos de Britten, que lutaram contra o Franquismo durante a Guerra Civil Espanhola, que antecedeu a Segunda Guerra Mundial. Foi também durante a escrita deste concerto que o compositor conheceu Peter Pears, tenor que se tornou seu companheiro para toda a vida. Composto entre novembro de 1938 e setembro de 1939, o belíssimo Concerto para Violino nº 1 registra musicalmente estes acontecimentos. Sua estreia se deu em Nova York em 1940, com a Segunda Guerra já deflagrada, quatro meses após a chegada do casal ao país.

Alexandre Kanji

Spalla da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Alexandre Kanji estudou no Conservatório Real de Haia e na Escola Superior de Musica e Dança CODARTS em Rotterdam, Holanda, com Hans Scheepers, Vera Beths, Andras Czifra e Jean-Jacques Kantorov. Estudou também com Sigiswald Kuijken, Anner Bijlsma e Hidemi Suzuki sobre Bach, Mozart, Beethoven e Schubert. Durante seus período no Conservatório Real de Haia, participou ainda de festivais dedicados aos grandes compositores contemporâneos ainda vivos, como Mauricio Kagel e G. Ligety, com os quais apresentou diversas composições em concertos ao vivo para a Rádio Holandesa. Desde 2016 é violinista do Trio Belo Horizonte apresentando-se regularmente em recitais de música de câmara.
Kanji foi condecorado por Sua Majestade Beatrix Rainha da Holanda em 2002 e em Novembro de 2016 recebeu a honraria da Associação Brasileira de Desenvolvimento de Projetos Culturais (APC) na Câmara Municipal de São Paulo por serviços prestados em prol da cultura e à sociedade Brasileira.