O intocável Concerto para violino de Beethoven

29 e 30 de agosto 2019, das 19H30 às 20H
Sala de Recepções
Palestrante: Rodrigo Bustamante

ir para a página deste programa

Mais de duzentos anos após a sua composição, o Concerto para violino em Ré maior de Ludwig van Beethoven permanece como um dos mais difíceis, belos e desafiadores para o solista. Beethoven sempre esteve à frente de seu tempo, e esse concerto foi por muito tempo considerado intocável. Monumental, a peça transmite a potência genuína da personalidade do seu autor. Estreando nos Concertos Comentados, nosso violinista Rodrigo Bustamante nos revelará a magia que gira em torno dessa obra-prima.

Rodrigo Bustamante

Antes de juntar-se à Filarmônica em 2012, Rodrigo foi spalla da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro entre 2005 e 2010, com a qual também foi solista. Atuou ainda na Sinfônica de Porto Alegre, na New Eastman Symphony, na Eastman Virtuosi, na Orquestra de Câmara da Ulbra, entre outras. Tem colaborado como instrumentista e arranjador ao lado de artistas e grupos sinfônicos do cenário musical brasileiro. Sua peça Flausiniana, baseada nos Prelúdios para Violino Só de Flausino Vale, foi gravada e estreada pelo violinista Emmanuelle Baldini e pela Orquestra do Estado de Mato Grosso.
Mantém intensa atividade camerística, com destaque e atuações ao lado do Offenburger Streichtrio e do violinista canadense Guillaume Tardif. Recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor Grupo de Câmara e foi indicado ao prêmio de Melhor Instrumentista pela atuação no álbum Musitrio – Kinematic. Com o Quarteto Libertas, tem se apresentado regularmente nas salas mais tradicionais de Belo Horizonte e no interior de Minas Gerais.