Todos querem Fausto

06 e 07 de dezembro 2018, das 19H30 às 20H
Sala de Recepções
Palestrante: Werner Silveira

ir para a página deste programa

Fausto, Fausto, Fausto, não se fala em nada mais além de Fausto. Fausto no sábado, na quarta e na quinta; a ser repetido na terça e em ‘todas as noites’, como anunciam os cartazes no teatro”, escreveu um crítico britânico em 1863 sobre a ópera de Gounod. O compositor passou o resto de sua vida tentando criar outro sucesso retumbante, mas não conseguiu nenhum feito similar, embora tenha escrito muito. O mesmo jamais será dito sobre Beethoven, uma verdadeira metonímia para a música clássica de todo e qualquer tempo. O Concerto para piano nº 3 do gênio de Bonn, a música de balé de Fausto e a Primeira Sinfonia do francês são os assuntos dos Concertos Comentados com o percussionista Werner Silveira.

Ilustra esta página uma cena de Fausto com Margarida, Fausto e Mefistófeles (1900).

Werner Silveira

Percussionista da Filarmônica desde a sua criação, em 2008, Werner foi professor de Percussão e coordenador do Departamento de Música do Cefart da Fundação Clóvis Salgado. Há mais de quinze anos vem pesquisando sobre as relações entre artes, filosofia, ciência, educação e gestão para o ciclo de palestras temáticas intituladas Degustação Musical. Desde fevereiro de 2017 é professor convidado da Fundação Dom Cabral nas áreas de Arte e Gestão e Humanidades na Gestão.