Uma missa para Rossini

08 e 09 de novembro 2018, das 19H30 às 20H
Sala de Recepções
Palestrante: Arnon de Oliveira

ir para a página deste programa

“Nenhum outro compositor da primeira metade do século XIX desfrutou do mesmo prestígio, prosperidade, aclamação popular ou influência artística que pertenceram a Rossini. Seus contemporâneos o reconheciam como o maior compositor italiano de seu tempo”, escreveu o musicólogo Phillip Gossett, uma autoridade quando o assunto é o filho mais ilustre da cidade de Pesaro. É para lembrar os 150 anos de morte do gigante Gioachino Rossini que nossa Orquestra interpretará sua não tão Pequena Missa Solene, assunto dos Concertos Comentados com o maestro Arnon de Oliveira.

 

Ilustra esta página um recorte da caricatura de Rossini feita por Hippolyte Maill e publicada na capa da revista francesa Le Hanneton em julho de 1867.

Arnon de Oliveira

Graduado em Piano e Regência pela Escola de Música da UFMG. Mestre em Musicologia, com ênfase em Música Brasileira, pela Unirio. Doutor em História, com ênfase em História Social da Cultura, pela Fafich/UFMG. Atualmente é professor de regência coral na Escola de Música da UFMG, além de regente e diretor artístico dos coros Madrigale e BDMG. Pesquisador e musicólogo responsável pelo resgate e primeira apresentação de várias obras de compositores de Minas Gerais, do período colonial e do século XX.