On the waterfront: Suíte Sinfônica

Leonard Bernstein

(1955)

Instrumentação: Piccolo, 2 flautas, 2 oboés, requinta, 2 clarinetes, clarone, saxofone alto, 2 fagotes, contrafagote, 4 trompas, 3 trompetes, 3 trombones, tuba, 2 tímpanos, percussão, harpa, piano, cordas.

 

A versatilidade de Leonard Bernstein permite-lhe circular entre os diversos universos em que a música é requisitada e necessária, e ele nunca se ateve exclusivamente a nenhum deles. Assim é que, em 1954 ele compõe uma das trilhas sonoras mais impressionantes da história de Hollywood: a música de On the Waterfront (lançado no Brasil com o título de Sindicato de Ladrões), dirigido por Elia Kazan e estrelado por Marlon Brando.

 

Em 1955, Bernstein adaptou a trilha em uma suíte sinfônica, contínua, cujos episódios remetem a cenas do filme. Mas não é preciso conhecê-lo para que se compreenda a obra: ela se sustenta sozinha, apesar de ser, inclusive nas contradições, um retrato de Nova York, cidade que Bernstein adotou como sua. Nesse processo de reelaboração, Bernstein logra deslocar a funcionalidade original da trilha sonora para um lugar de autonomia. O resultado disso, consciente ou não, é que ele acaba por tangenciar o poema sinfônico, reinventando-o com uma modernidade surpreendente, baseando seu mote no cinema.

 

Moacyr Laterza Filho
Pianista e cravista, Doutor em Literaturas de Língua Portuguesa, professor da Universidade do Estado de Minas Gerais e da Fundação de Educação Artística.

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