Em celebração ao Dia do Compositor, convidamos André Mehmari para falar sobre um dos ofícios mais importantes para a música! Titulo Leia abaixo o depoimento de Mehmari: Criando música regularmente desde os treze anos de idade e compondo sob encomenda há pelo menos vinte anos ininterruptamente, posso dizer da minha vivência que o ofício da […]
Nos bastidores da Sala Minas Gerais, a movimentação é intensa. Os musicistas da nossa Orquestra e os profissionais de outras áreas circulam fazendo os últimos ajustes. No entanto, na manhã do sábado, dia 31/07, além das práticas de trompa e tuba que se ouviam ao longe, poucos eram os sons perceptíveis naquele espaço. A ambiência […]
Conheça a linha do tempo que complementa nosso podcast Filarmônica no Ar – A orquestra no tempo, tema também da nossa série Fora de Série de 2021. Através desta linha cronológica, seguiremos juntos por uma viagem sonora pela história da orquestra! Por aqui, você terá acesso às obras abordadas nos episódios do podcast. Além disso, você também […]
O adorado Segundo Concerto de Rachmaninov com Volodos Por Fabio Mechetti Dentre as obras mais familiares do repertório erudito, tanto entre conhecedores como leigos, está o Segundo Concerto para piano de Sergei Rachmaninov. A beleza de suas melodias e o virtuosismo requerido para tocá-lo bem fazem deste concerto um dos mais executados em todo o […]
O Messias de Haendel com a Academia de Música Antiga Por Fabio Mechetti De Halle a Eisenach, na Alemanha, são apenas 118 quilômetros. Pois, dentro dessa pequena distância e num período de um pouco mais de três semanas, nasceram, em 1685, dois dos maiores gênios da história da música universal: Haendel e Bach. Esses dois […]
A magia de Carmina burana com a Filarmônica de Berlim e Seiji Ozawa Por Fabio Mechetti Alguns compositores, como Bach, Mozart, Villa-Lobos, são celebrados pela qualidade e quantidade de suas obras. Outros, como Carl Orff, são lembrados por uma. Embora Orff tenha escrito muitas outras peças, seu nome está intimamente ligado a apenas uma delas: […]
O piano de Schumann com Nelson Freire Por Fabio Mechetti Uma das personagens mais marcantes e emblemáticas do Romantismo foi o alemão Robert Schumann. Dono de uma personalidade única e intelectualidade invejável, Schumann foi reverenciado por todos os compositores contemporâneos. Como crítico e escritor, ele foi um dos primeiros a definir e influenciar com suas […]
Daphnis e Chloé de Ravel, o balé e a música Por Fabio Mechetti Dentre as várias recomendações feitas por mim durante esta fase pandêmica, salientei o fato de que algumas das maiores obras-primas do século XX são grandes balés escritos primordialmente nas primeiras duas décadas na França. Falamos já de A Sagração da Primavera de […]
A verdadeira fruição musical dos Noturnos de Chopin Por Fabio Mechetti https://www.youtube.com/watch?v=UxeYpSejJV0 Muitas vezes, pessoas perguntam “por que não tocamos mais Chopin em nossa programação?” É verdade que esse admirado compositor não aparece tanto nas temporadas de orquestras em geral. Mas a resposta é simples: ele escreveu muito pouco para orquestra. O que temos, nesse […]
Schoenberg em brilhante interpretação da Orquestra de Câmara Norueguesa Por Fabio Mechetti Ao apreciar a evolução das correntes estéticas do século XX, independentemente do lado que escolhermos, não podemos deixar de admirar o impulso criativo que caracterizou a obra de vários compositores (e outros artistas), principalmente nas primeiras décadas do século XX. Stravinsky “destruiu” a […]
O Requiem de Verdi na interpretação de Karajan por Fabio Mechetti A história da música, não diferentemente das outras artes, mostra o descompasso que sempre existiu entre a produção estética de seus gênios e o sucesso financeiro alcançado por eles em vida. Exemplos como os de Mozart, Beethoven, Schubert, Bartók, e tantos outros, mostram a […]
A viagem de inverno de Schubert com seu melhor intérprete por Fabio Mechetti Existem inúmeros exemplos na história da música, e da arte em geral, de gênios que só foram reconhecidos décadas depois de suas mortes. Mesmo em vida, a grande maioria desses compositores tiveram o seu valor reconhecido pelo público e críticos da época. […]
Tchaikovsky, Abbado e os jovens da Simón Bolívar Por Fabio Mechetti Tchaikovsky exemplifica um tipo de compositor que consegue ser nacional sem ser nacionalista. Quando escutamos sua música, não há dúvida de que estamos diante de alguém com uma profunda alma russa. Mas, com algumas exceções, a influência direta do folclore de sua terra natal […]
O impacto que nos traz a música de Wagner por Fabio Mechetti Duas semanas atrás, ao comentar a obra de Shostakovich, sugeri que não há necessidade de se estar num ambiente de Liberdade para se expressar livremente. Um artista criativo, especialmente se imbuído de genialidade, consegue sempre produzir algo relevante, emotivo, significativo, mesmo quando submerso […]
Maazel conduz na cadência de Villa por Fabio Mechetti Li recentemente que, numa enquete feita por um dos tradicionais jornais do Brasil, destinada a medir a familiaridade de certos grandes nomes da inteligência brasileira, somente 5% das pessoas entrevistadas sabiam quem havia sido Heitor Villa-Lobos. Sem entrar no mérito de como podemos ler esse triste […]
Rostropovich interpreta Shostakovich por Fabio Mechetti Para se criar algo que exale liberdade e qualidade de expressão é necessário estarmos em clima de liberdade? É possível para um artista ser criativo e relevante quando ele ou ela vive num ambiente político de repressão? Talvez o período mais rico e produtivo da música popular brasileira, por […]
Romeu e Julieta, por Sergei e Márcia por Fabio Mechetti Sergei PROKOFIEV | Romeu e Julieta, Op. 64 Algumas semanas atrás, sugeri que quase todas as obras-primas da música clássica do século XX foram concebidas como balés: A Sagração da Primavera de Stravinsky, O Mandarim Maravilhoso de Bartók, Daphnis et Chloe de Ravel, O Sombreiro […]
Felix MENDELSSOHN | Sinfonia nº 4 em Lá maior, “Italiana” A genialidade de Mendelssohn na Italiana por Fabio Mechetti O prodígio associado a Mozart é sempre utilizado ao se ilustrar a genialidade ligada ao grande símbolo da “criança-prodígio”. Começou a tocar piano e violino aos 3 para 4 anos. Aos 5 já compunha. Aos 8 […]
Wolfgang Amadeus MOZART | Serenata para sopros, K. 361, “Gran Partita” A música se rende a Mozart por Fabio Mechetti É sempre um desafio selecionar uma ou outra obra-prima de grandes gênios da música universal. Mas, no caso de Mozart, isso se torna quase impossível. Com mais de seiscentas obras escritas em seus 35 anos […]
Gustav MAHLER | Sinfonia nº 9 em Ré maior https://www.youtube.com/watch?v=udhHFt–10Q Abbado explora a profundidade da Nona de Mahler por Fabio Mechetti Ainda adolescente, lembro-me vivamente do primeiro ciclo das sinfonias de Mahler executado pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo ainda na gestão do maestro Eleazar de Carvalho. Já naquela época, embora totalmente imerso […]
Franz LISZT | Concerto para piano e orquestra nº 2 em Lá maior O virtuosismo de Liszt, Nelson Freire e Eleazar de Carvalho por Fabio Mechetti Com seu virtuosismo lendário, vida escandalosa comparada aos padrões morais vigentes, influência relevante na cultura europeia da época, fama e fortuna, Liszt foi, talvez, na história da música clássica, […]
Joseph HAYDN | A Criação Haydn e Bernstein nos falam sobre a criação do mundo por Fabio Mechetti Devemos a Haydn a consolidação da forma sinfônica como tal, ao longo do século XVIII, com suas 104 sinfonias (e algumas descobertas mais recentemente). A ele também somos gratos pela sua relevante contribuição na música de câmara, […]
A perfeição do violoncelo de Dvorák e Rostropovich Por Fabio Mechetti Dvorák representa a escola nacionalista que passou a predominar na música europeia na segunda metade do século XIX. Com a desintegração dos grandes impérios, o sentido de identidade do indivíduo com a região onde nasceu, cresceu e floresceu se torna cada vez mais profundo: […]
Igor STRAVINSKY | A Sagração da Primavera Stravinsky, Bernstein e a Primavera por Fabio Mechetti Coincidência ou não, o fato é que as obras mais importantes ou mais influenciadoras do século XX foram balés. Do Prelúdio para “A tarde um fauno” de Debussy (ainda no século XIX), passando pelos três balés essenciais de Stravinsky (O […]
Claude DEBUSSY – Prelúdio para “A tarde de um fauno” O fauno de Debussy por Fabio Mechetti Em sua maioria, as revoluções são agitadas, provocadoras, intensas e até violentas. Mas algumas delas ocorrem da maneira mais sutil e imperceptível. A “revolução” dos direitos humanos de Martin Luther King, por exemplo, ou Gandhi, na Índia; ambos […]
Beleza e perfeição no cavaleiro de Strauss e Kleiber Por Fabio Mechetti Poucos compositores na história da música foram capazes de combinar fecundidade criativa com uma qualidade ímpar em suas produções, como Richard Strauss. Strauss escreveu muito, tanto em número de obras compostas, como em notas escritas fisicamente. Suas partituras revelam uma riqueza de ideias […]
Beethoven | Quarteto nº 14, op. 131 https://www.youtube.com/watch?v=6yCp8j2jquQ Os quartetos de Beethoven e da Juilliard Por Fabio Mechetti A transformação revolucionária que Beethoven imprimiu na música ocidental vem da busca gradual de uma maior liberdade formal (não da ausência de forma) e da expansão do sistema tonal a um nível de dilatação harmônica que poucos […]
O universo de Bach no violino de Heifetz Por Fabio Mechetti Talvez o compositor mais prolífico da história música, Bach foi um expoente máximo da música ocidental, tanto pelo número impressionante de obras em diversos gêneros quanto pela perfeição técnica com a qual elas foram concebidas. Bach representa o apogeu de um período histórico, o […]
BRAHMS | Um réquiem alemão A mensagem de paz transmitida pelo Réquiem de Brahms por Fabio Mechetti Quando penso em qual seria o melhor remédio para se contrapor à angústia, tristeza e incerteza que nos afligem neste momento, e que na sua essência artística e humana represente aquilo que nos dê consolo e esperança, só […]
BEETHOVEN | Sonata nº 14, “Ao Luar” A magia do piano de Beethoven e Arrau Por Fabio Mechetti https://www.youtube.com/watch?v=W0UrRWyIZ74 Beethoven não é apenas um grande gênio da história da música; ele se tornou sinônimo da força da música clássica enquanto agente de transformação da sociedade. Assim como Bach, Beethoven acolhe as propostas estéticas do Rococó […]
BERLIOZ | Sinfonia Fantástica, op. 14 A imaginação que une Berlioz e Bernstein Por Fabio Mechetti Alguns dos grandes gênios da música foram expoentes máximos de uma época, de seus costumes, de suas estéticas e valores históricos. Outros foram revolucionários, que romperam com cânones passados e apontaram para uma outra proposta, muitas vezes não aceitas […]
O gênio de Beethoven com a força de Abbado. Na “Eroica”, encontramos a desesperança expressa na marcha fúnebre do segundo movimento e o otimismo contagiante de seu finale. Aqui, Beethoven se mostra musicalmente como o herói que iria ditar os parâmetros que definiriam a música ocidental dali pra frente. BEETHOVEN | Sinfonia nº 3 em […]
por Paulo Sérgio Malheiros dos Santos * Em 1857, em pleno reinado da ópera italiana, Dom Pedro II fundou no Rio de Janeiro a Academia Imperial de Música e Ópera Nacional, instituição onde Carlos Gomes deu seus primeiros passos no melodrama. Filho do maestro da banda de música de Campinas, o jovem compositor viria […]
por Paulo Sérgio Malheiros dos Santos * Ludwig van Beethoven viveu a transição dos séculos XVIII e XIX, entre o apogeu do Classicismo musical vienense e o início do Romantismo, quando a obra de Haydn e Mozart consolidara a supremacia germânica na música europeia. Foi, portanto, contemporâneo do revolucionário movimento pré-romântico alemão Sturm und Drang […]
por Igor Reyner * A música de concerto produzida nos países nórdicos a partir da segunda metade do século XIX teve como principal força motriz o desejo de seus compositores de forjar uma linguagem nacional que se distinguisse do romantismo tardio alemão. Nesse sentido, algumas das sinfonias do compositor dinamarquês Carl Nielsen oferecem um contundente […]
por Igor Reyner * Influenciado pelas aulas de composição de Nadia Boulanger e pela música de Gerry Mulligan, que descobrira em Paris, Astor Piazzolla retornou à Argentina e criou o Octeto Buenos Aires em 1955. À formação clássica do sexteto de tango, que contava com dois bandoneons, dois violinos, um contrabaixo e um piano, […]
por Guilherme Nascimento Leonard Bernstein, de quem a Filarmônica de Minas Gerais comemora o centenário, foi o maestro e compositor de maior sucesso na história dos Estados Unidos. Foi também excelente pianista, educador e embaixador cultural, além de comunicador extremamente carismático. Suas composições abarcam praticamente todos os gêneros musicais: de música solo e de câmara […]
por Moacyr Laterza Filho Se se considerasse o Leste europeu ao pé da letra, bastaria tomar um meridiano de referência e localizar as nações, os povos ou as etnias à direita do mapa. Com isso, no entanto, surgiriam algumas contradições. Ficam a oeste a República Tcheca, mais da metade da Hungria (incluindo Budapeste), parte da […]
por Guilherme Nascimento * A música de câmara de Rachmaninov foi praticamente toda composta no início de sua carreira: dois trios, uma sonata para violoncelo e piano, algumas peças para violino e piano e algumas dezenas de canções, além de dois quartetos de cordas incompletos. O Romance e Scherzo são os dois únicos movimentos […]
por Paulo Sérgio Malheiros dos Santos * O cenário musical francês no início do século XIX foi inteiramente dominado pelo teatro lírico, quando o gosto burguês pelo melodrama conformara-se com um romantismo falsificado para entretenimento. Nesse contexto, pouco propício à música instrumental, a obra de Berlioz foi um exemplo isolado. A música orquestral e de […]
por Moacyr Laterza Filho * [Ilustra este texto um recorte de uma xilogravura com vista panorâmica da cidade de Pesaro, onde Rossini nasceu. A imagem foi publicada no suplemento Le cento citta d’Italia, em 25 de fevereiro de 1892.] A despeito da cronologia, Rossini não é exatamente um romântico. Mas sem ele não haveria Verdi […]
por Josineia Godinho * Johann Sebastian Bach (Eisenach, Alemanha, 1685 – Leipzig, Alemanha, 1750) teve em vida a reputação de exímio mestre de todos os teclados conhecidos na época e excelente professor. Foi também amplamente reconhecido como expert na construção de órgãos e avaliador de instrumentos. Embora suas composições fossem consideradas, por seus contemporâneos, complexas […]
por Moacyr Laterza Filho * Quando ressurge o interesse pela música barroca, a partir da década de 1960, com sua ampla e massiva difusão pela indústria fonográfica de então, o mundo pareceu se opor em uma dicotomia absurda: de um lado, Johann Sebastian Bach e, de outro, Antonio Vivaldi, como se o infinito que é […]
por Moacyr Laterza Filho* Pode-se dizer que, desde seu ocaso, em meados do século XVIII, a música barroca foi redescoberta duas vezes. A primeira, ainda na primeira metade do século XIX, tem como data emblemática a famosa execução, em Berlim, por Mendelssohn, da Paixão Segundo São Mateus de Bach, no ano de 1829. De […]
por Josineia Godinho * “…fundando-se nas experiências dos organistas nórdicos, da escola romana e dos mestres venezianos; fundindo contraponto gótico, cromatismo maneirista e diatonismo barroco numa nova linguagem; antecipando um futuro não-imediato, mas já marcado pelos fatais caminhos da história; místico e humano, curioso de novidades e rigorosamente disciplinado numa prática artesanal de longa […]
* Paulo Sérgio Malheiros dos Santos Músico cosmopolita, empresário das próprias obras, Georg Friedrich Haendel (Halle, Alemanha, 1685 – Londres, Inglaterra, 1759) percorreu grandes centros internacionais na busca de um público maior, capaz de sustentá-lo como artista autônomo. Sua obra monumental contempla todos os gêneros musicais de sua época, da qual realizou verdadeira síntese, fundindo […]
por Edilson Vicente de Lima * O que se entende hoje por Barroco brasileiro e que compreende a música e as artes visuais, incluindo o patrimônio arquitetônico, manifesta-se em uma produção artística que abrange os estilos Barroco, Rococó ou estilo galante (como é mais conhecido na música) e, mais tarde, o estilo Clássico. Essas […]
por Paulo Sérgio Malheiros dos Santos * A arte musical barroca abandonou, gradativamente, a textura polifônica de múltiplas vozes – criação gótica que atingira grande perfeição formal com os mestres renascentistas. Em busca de nova expressividade, o Barroco privilegiava uma linha melódica apoiada harmonicamente pelo baixo contínuo, que servia simultaneamente de acompanhamento, contraste e complemento […]
por Moacyr Laterza Filho * Poucos compositores, entre os séculos XVI e XVIII, encarnaram tão integralmente a dualidade paradoxal do Barroco como Antonio Vivaldi. Não apenas sua música é barroca: ele também o é. Primeiro filho de sete irmãos, foi ordenado padre aos vinte e cinco anos de idade. No entanto, bem cedo foi […]
por Paulo Sérgio Malheiros dos Santos * Inicialmente marcado pela supremacia musical italiana, o Barroco tornou-se um estilo internacional marcado por variados acentos nacionais. Na França, as ideias estéticas barrocas foram radicalmente remodeladas pela atitude oficial de racionalismo e classicismo adotada no longo reinado de Luís XIV – período decisivo que deu à música […]
por Moacyr Laterza Filho * É curioso que a missa mais famosa de Mozart, e uma das suas obras mais celebradas, não tenha sido totalmente composta por ele. Hoje, o mistério que a literatura (incluindo a História) soube pintar com muita tinta sobre o Requiem K. 626 está quase todo esclarecido. A história do Réquiem, […]
por Moacyr Laterza Filho * [LEIA AQUI sobre este concerto] No Classicismo, há diversos gêneros musicais que se confundem em forma e estrutura. Eles são uma espécie de válvula de escape da etiqueta solene dos salões aristocráticos ou dos esquemas já pré-definidos da música dramática, mas ainda assim não se veem livres do formalismo […]
* por Paulo Sérgio Malheiros dos Santos Mozart compôs música de dança desde os cinco anos, incluindo nove pequenos minuetos transcritos pelo pai no álbum de partituras de sua irmã Nannerl. Mas foi a partir dos treze anos que começou a escrever música para ser dançada – dedicada ao Carnaval em Salzburgo –, atividade […]
Mozart escreveu 22 obras para o teatro lírico. A primeira, Die Schuldigkeit des ersten Gebotes, K. 35 [O Dever do Primeiro Mandamento], foi estreada em 12 março de 1767, quando o compositor tinha 11 anos. A última, A Flauta Mágica, K. 620, ganhou os palcos no dia 30 de setembro de 1791, apenas dois meses antes de sua […]
por Moacyr Laterza Filho * Desde Amadeus, aquela deliciosa fita de Milos Forman, lançada em 1984, baseada na peça homônima de Peter Schaffer, Salieri entrou para o senso comum como o grande vilão da história da música. É bem que se diga, porém, que a personagem de Schaffer não corresponde à figura histórica a que […]
por Moacyr Laterza Filho Pode-se dizer, sem muito exagero, que a sinfonia, tal como concebida em meados do século XVIII, seja a sonata transportada para o universo sinfônico. É claro que esse universo tem certas demandas específicas e, definido em sua sonoridade pela escola de Mannheim, já havia elaborado certos aspectos idiomáticos próprios. Mas, […]
– Orquestra, 5 antes de B. – Da capo. – Mais rubato! Um dia de ensaio está para uma orquestra assim como a reunião de pauta está para o jornalista, ou um trabalho de campo está para o biólogo. Para quem não está familiarizado com esse universo muito particular, travessões como os que abrem este texto podem […]
por Berenice Menegale* Wolfgang Amadeus Mozart, sempre tão amado, venerado pelos maiores músicos de sua época, única unanimidade na admiração dos grandes mestres que o sucederam, autor de mais de seiscentas obras conhecidas, morreu em Viena na miséria e no abandono, sem completar 36 anos. Nunca serão demasiados os esforços para restaurar-se a verdade […]
A música que fazemos é, antes de tudo, feita para ser experimentada na vida real, sentindo cada nota bater junto ao peito. No entanto, descobri-la também pode ser um processo (maravilhoso) que tem início antes mesmo que você se sente em seu lugar. É isso que propomos para as suas quintas ou sextas-feiras de 2016 em nossos Concertos Comentados. Antes de cada apresentação das […]
A Filarmônica completa sua primeira temporada na Sala Minas Gerais. Como o senhor avalia esse momento? Os músicos, já na primeira semana na Sala Minas Gerais, aprenderam a se adaptar ao som do novo espaço, mas ainda há ajustes. Estamos avançando no trabalho de articulação, balanço, equilíbrio, e estou seguro de que a Filarmônica, […]
por Guilherme Nascimento * Na época de Beethoven, dois eram os espaços disponíveis em Viena para apresentações musicais públicas: os teatros, destinados às óperas; e as igrejas, que abriam suas portas para apresentações de obras sacras. Como não existissem salas de concerto, as apresentações públicas de música instrumental, chamadas de Academia, aconteciam, geralmente, em teatros, […]
por FABIO MECHETTI * Uma orquestra é um instrumento vivo, alimentado pelas tradições do passado, por um maravilhoso e vasto acervo de obras consagradas que, na sua eterna relevância, justificam a sua existência. Uma orquestra também é um instrumento de ação criadora, que revela ao seu público a vitalidade e a inexorabilidade do hoje. […]
by FABIO MECHETTI * An orchestra is a living instrument, fed by the traditions of the past, for a wonderful and vast collection of enshrined works that, in his eternal relevance, justifies its existence. An orchestra is also an instrument of creative action that reveals to its audience the vitality and the inexorability of the time being. […]
por PAULO SÉRGIO MALHEIROS DOS SANTOS * As sinfonias de Beethoven figuram hoje entre as obras mais consagradas pelo público de concertos. Entretanto, a maioria dos ouvintes contemporâneos do compositor reagiu com assombro e incompreensão às suas inovações — as primeiras críticas julgaram-nas intermináveis e fatigantes! De fato, essas sinfonias, concebidas em grandes dimensões, […]
por MOACYR LATERZA FILHO * Se pudéssemos passar da história da música à história dos homens – não à história política, nem mesmo à história das mentalidades, mas a uma “história dos exemplos humanos”, desses que a literatura de Dickens soube pintar com raro otimismo; se pudéssemos, pois, realizar esse movimento, diríamos, em primeiro lugar, […]
Era 1894 quando Mahler, logo depois de concluir sua Sinfonia em dó menor, escreveu: “o termo ‘sinfonia’ significa criar um mundo com todos os meios técnicos disponíveis”. Foi com um dos mundos sublimes criados pelo compositor que abrimos as portas do universo particular que passamos a habitar, a Sala Minas Gerais. Harmonia, ritmo e […]