|    15 jan 2024

A arte de compor

Em celebração ao Dia do Compositor, convidamos André Mehmari para falar sobre um dos ofícios mais importantes para a música! Leia o depoimento de Mehmari.


|    3 ago 2021

A nova geração da regência

Nos bastidores da Sala Minas Gerais, a movimentação é intensa. Os musicistas da nossa Orquestra e os profissionais de outras áreas circulam fazendo os últimos ajustes. No entanto, na manhã do sábado, dia 31/07, além das práticas de trompa e tuba que se ouviam ao longe, poucos eram os sons perceptíveis naquele espaço. A ambiência […]


|    6 abr 2021

Filarmônica no ar – A orquestra no tempo

Conheça a linha do tempo que complementa nosso podcast Filarmônica no Ar – A orquestra no tempo, tema também da nossa série Fora de Série de 2021. 

Através desta linha cronológica, seguiremos juntos por uma viagem sonora pela história da orquestra! Por aqui, você terá acesso às obras abordadas nos episódios do podcast. Além disso, você também poderá acompanhar os fatos históricos que influenciaram cada movimento artístico e ampliar ainda mais seus estudos. 

Acesse os episódios do podcast pelo Anchor, em anchor.fm/filarmonicamg


|    28 dez 2020

Maestro indica “Concerto para piano nº 2” de Rachmaninov

Em um momento de revoluções na criação musical, Rachmaninov manteve-se fiel ao Romantismo e nos deixou algumas das obras mais expressivas do século XX. Seu Segundo Concerto para piano é peça essencial do repertório erudito e um dos mais executados no mundo. Para você ouvir a beleza das suas melodias e seus momentos virtuosos, o maestro Fabio Mechetti indica a interpretação de Arcadi Volodos sob regência de Riccardo Chailly.


|    22 dez 2020

Maestro indica “O Messias” de Haendel

Haendel, assim como Bach, tornou-se sinônimo do Barroco e, juntos, eles definiram o curso da linguagem musical por muito tempo. Ao se aventurar por gêneros como a ópera, Haendel deu à voz humana uma cor especial e muito expressiva. É o que ouvimos em seu oratório O Messias, indicado aqui pelo nosso Diretor Artístico e Regente Titular, maestro Fabio Mechetti, na interpretação da Academia de Música Antiga sob a regência de Christopher Hogwood.


|    15 dez 2020

Maestro indica “Carmina Burana” de Carl Orff

Carmina burana, de Carl Orff, é uma obra impactante do século XX, de ritmo pulsante e orquestração exuberante, sempre presente no repertório das orquestras. Para ouvi-la, nosso diretor artístico e regente titular, Fabio Mechetti, indica a interpretação da Filarmônica de Berlim regida por Seiji Ozawa, gravada na passagem de ano de 1989.


|    10 dez 2020

Maestro indica “Concerto para piano em lá menor” de Schumann

Robert Schumann é uma figura emblemática do Romantismo, reverenciado por todos os compositores contemporâneos. Viveu pouco, escreveu para todos os gêneros e deixou sua maior marca na obra para piano. Nesta gravação indicada pelo maestro Fabio Mechetti, vemos a sensibilidade e a técnica de um dos maiores intérpretes de Schumann, o mineiro Nelson Freire.


|    30 nov 2020

Maestro indica “Daphnis e Chloé” de Ravel

O maestro Fabio Mechetti nos indica mais um balé do início do século XX, desta vez escrito pelas mãos mágicas de Maurice Ravel. A história de Daphnis e Chloé é contada por uma orquestra de grandes dimensões de onde surgem os sons mais delicados e os mais explosivos, as texturas mais refinadas e densas, a riqueza harmônica consolidada no Impressionismo. Assista à versão da Ópera Nacional de Paris sob a direção de Philippe Jordan.


|    20 nov 2020

Maestro indica os “Noturnos” de Chopin

Se Chopin escreveu pouco para orquestra, sua obra para piano transformou a técnica e todo um conceito sonoro relativo ao instrumento. Na sua escrita, o piano deixa de ser de certa maneira percussivo para se tornar uma extensão da voz humana.


|    11 nov 2020

Maestro indica a “Noite Transfigurada”, de Arnold Schoenberg

As correntes estéticas do século XX transformaram a música. Talvez a mais radical das revoluções tenha sido a provocada pelo austríaco Arnold Schoenberg, ao romper com o tonalismo e criar um novo sistema, o dodecafonismo. Para lembrar que as revoluções sempre nascem de processos, o maestro Fabio Mechetti indica uma música de Schoenberg ainda com forte sentido tonal e romântico, a “Noite Transfigurada”. A interpretação surpreendente é da Orquestra de Câmara Norueguesa dirigida por Terje Tønnesen.


|    4 nov 2020

Maestro indica a “Missa de Requiem” de Verdi

No “Requiem” de Verdi também se manifesta o nacionalismo que contribuiu para tornar o compositor um dos artistas mais reconhecidos da sua época. A obra foi escrita em celebração da morte do escritor Alessandro Manzoni, figura máxima do Risorgimento Italiano e responsável por unificar também a língua italiana moderna.


|    3 set 2020

Maestro indica “Winterreise” de Schubert

Schubert é um daqueles gênios que só foram reconhecidos décadas depois de sua morte. A grande “obras-prima” deste compositor austríaco se revela em suas canções.

Nesta semana, nosso diretor artístico e regente titular, Fabio Mechetti, indica a audição do ciclo de canções “Winterreise” (Viagem de Inverno), que o compositor criou a partir poemas de Wilhelm Müller. O vídeo que nosso maestro indica é uma gravação com o grande barítono alemão Dietrich Fischer-Dieskau, um dos mais importantes intérpretes das “Winterreise”.


|    27 ago 2020

Maestro indica “Sinfonia Patética” de Tchaikovsky

Tchaikovsky, Abbado e os jovens da Simón Bolívar Por Fabio Mechetti Tchaikovsky exemplifica um tipo de compositor que consegue ser nacional sem ser nacionalista. Quando escutamos sua música, não há dúvida de que estamos diante de alguém com uma profunda alma russa. Mas, com algumas exceções, a influência direta do folclore de sua terra natal […]


|    20 ago 2020

Maestro indica: “Tristão e Isolda” de Wagner

Proponho uma pergunta intrigante no mundo da arte: é possível que uma pessoa de caráter absolutamente repreensível possa criar ou manifestar beleza? A obra de Wagner sempre foi cercada dessa contradição, pois a maravilha da sua criação não parece compatível com posições adotadas por ele em sua vida.

No impacto da audição de Tristão e Isolda essa pergunta certamente ressoará. Mas é impossível ficar imune à carga emocional que essa música provoca em nós.


|    12 ago 2020

Maestro indica: “Choros nº 6” de Villa-Lobos

O conhecimento sobre a obra de Villa-Lobos pelos próprios brasileiros está muito aquém da importância do compositor na cultura musical do nosso país. O trabalho recente de novas edições de partituras certamente contribuirá para mudar esse cenário. Indico para vocês ouvirem uma gravação que não tem boa qualidade audiovisual, mas que tem o seu lugar, por ser raro exemplo de maestro e orquestra não brasileiros executando um compositor brasileiro.


|    6 ago 2020

Maestro indica: Quinta Sinfonia de Shostakovich

Para se criar algo que exale liberdade e qualidade de expressão é necessário estarmos em clima de liberdade? É possível para um artista ser criativo e relevante quando ele ou ela vive num ambiente político de repressão? O compositor russo Dmitri Shostakovich foi muito criticado por sua aparente subserviência ao regime stalinista. Mas conhecer a sua obra é compreender as entrelinhas da música criada por ele.


|    31 jul 2020

Maestro indica: “Romeu e Julieta” de Prokofiev

Algumas semanas atrás, sugeri que quase todas as obras-primas da música clássica do século XX foram concebidas como balés: A Sagração da Primavera de Stravinsky, O Mandarim Maravilhoso de Bartók, Daphnis et Chloe de Ravel, O Sombreiro de Três Picos de de Falla, entre tantos. Dentre essas inúmeras propostas inclui-se também o Romeu e Julieta de Sergei Prokofiev.


|    21 jul 2020

Maestro indica: Sinfonia Italiana de Mendelssohn

A criança-prodígio mais famosa da música é Mozart, sem dúvidas. Mas Fabio Mechetti chama atenção para outro compositor que manifestou sua genialidade desde muito cedo: Felix Mendelssohn. Para apreciar uma amostra do legado de Mendelssohn, nosso maestro indica a audição da Sinfonia Italiana, interpretada pela mesma orquestra que a estreou sob a direção do próprio compositor em 1833, a Gewandhaus de Leipzig.


|    16 jul 2020

Maestro indica: Serenata para sopros, “Gran Partita”, de Mozart

É sempre um desafio selecionar uma ou outra obra-prima de grandes gênios da música universal. Mas, no caso de Mozart, isso se torna quase impossível. Com mais de seiscentas obras escritas em seus 35 anos de vida, e por volta de 30 de atividade criativa, Mozart se distingue pela combinação absoluta da perfeição formal (própria de seu período), riqueza melódica, prosódia musical, simplicidade de linguagem e um sentido de expressão da essência da humanidade próprio de figuras ímpares ao longo da história. Einstein (outro gênio da história da humanidade) disse uma vez: “A música de Mozart é tão pura que parece ter estado sempre presente no universo, pronta para ser descoberta por ele.”


|    8 jul 2020

Maestro indica: “Sinfonia nº 9” de Mahler

A humanidade profunda que emana das sinfonias de Mahler é um desafio para regentes, para instrumentistas e para o público que as escuta. A eloquência com que os conflitos humanos se mostram na Nona Sinfonia são enfatizados pela interpretação de Claudio Abbado e a Orquestra do Festival de Lucerne.


|    2 jul 2020

Maestro indica: “Concerto para piano nº 2” de Liszt

A luminosidade da figura de Liszt fez par com o seu virtuosismo ao piano e sua ousadia formal e harmônica na composição de obras para esse instrumento. O piano não foi o mesmo depois de Liszt. A obra que sugiro nesta semana é o seu Concerto nº 2, nas mãos de dois brasileiros inesquecíveis: Nelson Freire e Eleazar de Carvalho.


|    24 jun 2020

Maestro indica: “A Criação” de Haydn

Joseph Haydn é bastante conhecido por suas sinfonias, mas sua obra coral-sinfônica também trouxe importantes contribuições para a música. O grande destaque é o oratório “A Criação”. Uma obra longa e densa, em que Haydn nos inspira musicalmente a “presenciar” os primeiros pássaros, as primeiras baleias, as águas dos mares e rios e, eventualmente, sua maior criação: o ser humano.


|    16 jun 2020

Maestro indica: “Concerto para violoncelo em si menor, op. 104” de Dvorák

De Dvorák, considero o “Concerto para violoncelo” sua obra-prima. Belo, inspirado, complexo e desafiador, ele é obrigatório no repertório desse instrumento. Na interpretação de Mstislav Rostropovich, é a dupla perfeição. Sugiro que separe um tempo precioso para assistir a essa maravilha.


|    11 jun 2020

Maestro indica: “A Sagração da Primavera” de Stravinsky

Dentre as obras feitas para balé que revolucionaram a música no século XX, “A Sagração da Primavera” de Stravinsky é das mais emblemáticas.
Nesta semana, o maestro Fabio Mechetti recomenda a audição desta obra interpretada pela Orquestra Sinfônica de Londres sob a regência de Leonard Bernstein. Preparem-se!


|    4 jun 2020

Maestro indica: “Prelúdio para ‘A tarde de um fauno’” de Debussy

Em sua maioria, as revoluções são agitadas, provocadoras, intensas e até violentas. Mas algumas delas ocorrem da maneira mais sutil e imperceptível. A “revolução” dos direitos humanos de Martin Luther King, por exemplo, ou Gandhi, na Índia; ambos pregavam uma ruptura do status quo através da paz. Na música temos também bons exemplos. Berlioz e Stravinsky romperam barreiras de maneira imperdoável. Mas, quem diria que a música do século XX teria início no som mais terno e convidativo de uma só flauta? Foi assim que, em 1894, a música para um balé de Nijinsky composta por Claude Debussy veio abrir as portas de uma nova era para a linguagem musical.


|    26 Maio 2020

Maestro indica: “O cavaleiro da rosa” de Richard Strauss

Poucos compositores na história da música foram capazes de combinar fecundidade criativa com uma qualidade ímpar em suas produções, como Richard Strauss. Strauss escreveu muito, tanto em número de obras compostas, como em notas escritas fisicamente. Confortável tanto no campo operístico quanto sinfônico, Strauss nos deixou alguns dos exemplos mais marcantes dessa genialidade que revela domínio técnico e incontida emoção, como na ópera O cavaleiro da rosa.


|    20 Maio 2020

Maestro indica: o “Quarteto nº 14” de Beethoven

Ao contrário do que se espera de pessoas afligidas pela solidão, pela falta de reconhecimento e pela desesperança, Beethoven continuava a criar, a buscar caminhos, organizando suas ideias de maneira a expressarem profundos sentimentos e, ao mesmo tempo, convicções estéticas e artísticas de um indivíduo consciente de sua genialidade e da sua capacidade e necessidade de criar.


|    13 Maio 2020

Maestro indica: a Chacona da “Partita em ré menor” de Bach

Bach tinha a genial capacidade de buscar, nas estruturas formais da música, fonte de inspiração para canalizar suas ideias estéticas e expressivas. Nesta semana, nosso diretor artístico e regente titular, Fabio Mechetti, destaca a “Partita em ré menor” de Bach, escrita para violino solo.


|    6 Maio 2020

Maestro indica: “Um réquiem alemão” de Brahms

Dentre os vários réquiens disponíveis, quase todos eles obras-primas dentro dos opus de grandes compositores, Um réquiem alemão se isola, talvez ao lado do Réquiem de Fauré, como um réquiem não para os que se vão, mas para os que ficam. Contrariamente à tristeza, inconformidade, muitas vezes raiva, mostradas nos réquiens que celebram os mortos, este de Brahms fala diretamente aos vivos, refletindo sobre a importância da vida terrena, mas nos imbuindo de um sentimento de paz e resignação. Dentro de sua simplicidade de escrita e do talento excepcional que Brahms tinha em se utilizar de recursos econômicos para expressar um máximo de emoções, o Réquiem Alemão é uma demonstração da música enquanto a mais poderosa das manifestações humanas.


|    30 abr 2020

Maestro indica: a “Sonata ao Luar” de Beethoven

A famosa Sonata ao Luar (nº 14) de Beethoven mostra uma disciplina harmônica que valoriza as conquistas tonais do Classicismo, ao mesmo tempo que revoluciona as “regras” da época no que tange à organização formal.


|    22 abr 2020

Maestro indica: a “Sinfonia Fantástica” de Berlioz

A “Sinfonia Fantástica” é sem dúvida uma das grandes obras-primas não só em música, mas em todas as artes, pela sua originalidade, individualidade e influência nas gerações de compositores que se seguiram. Nas mãos de um regente que também é sinônimo de individualidade, espontaneidade e imaginação, ao lado de uma orquestra que representa toda uma tradição da música francesa, o resultado é excepcional. Assim, escolhi como exemplo de obra-prima em execução a versão de Leonard Bernstein com a Orquestra Nacional da França.


|    16 abr 2020

Maestro indica: a “Sinfonia Eroica” de Beethoven

O gênio de Beethoven com a força de Abbado. Na “Eroica”, encontramos a desesperança expressa na marcha fúnebre do segundo movimento e o otimismo contagiante de seu finale. Aqui, Beethoven se mostra musicalmente como o herói que iria ditar os parâmetros que definiriam a música ocidental dali pra frente.


|    14 nov 2018

Última parada: Brasil

Depois de percorrermos várias partes do mundo, retornamos para o conforto do lar. No dia 17 de novembro, último sábado Fora de Série de 2018, trazemos a alegria da música do nosso povo.


|    16 out 2018

Viagem rumo à Meca da música clássica

No dia 20 de outubro, nossa Orquestra dedica um concerto inteirinho à Alemanha romântica de Schumann, Beethoven, Mendelssohn e Richard Strauss.


|    24 set 2018

A calorosa música do Norte

No dia 29 de setembro, nossa Orquestra traz para o palco da Sala Minas Gerais a Dinamarca com Nielsen, a Noruega com Grieg, a Suécia com Alfvén e a Finlândia com Sibelius.


|    14 ago 2018

Sobre a alma hispânica

Dos jardins de Aranjuez, na Espanha, com Joaquín Rodrigo a uma milonga em Buenos Aires com Astor Piazzolla, leia sobre o programa essencialmente hispânico que a nossa Orquestra interpreta no dia 18 de agosto.


|    17 jul 2018

Bernstein em família

O amor e a vida em família – com fortes tintas autobiográficas – são os assuntos que ligam “Árias e Barcarolas” e “Trouble in Tahiti”, as duas obras que nossa Orquestra e um grande time de cantores trazem neste sábado Fora de Série.


|    19 jun 2018

O som que vem do Leste

No dia 23 de junho, nossa Orquestra faz uma viagem rumo ao Leste europeu de Bartók, Smetana, Dvorák, Karlowicz e Schulhoff. O pianista e cravista Moacyr Laterza Filho escreve sobre as obras dessa região que é um verdadeiro império musical.


|    18 Maio 2018

Existe alguém mais russo do que eu?

A Rússia é o terceiro destino dos nossos sábados Fora de Série. No banquete sonoro do dia 26 de maio, ouviremos obras de Rachmaninov, Borodin, Tchaikovsky, Rimsky-Korsakov e Prokofiev.


|    9 abr 2018

Volta à França em um dia

No dia 14 de abril, nossa Orquestra faz uma “petit voyage” pela música francesa através das obras de Poulenc, Gounod, Debussy e Satie. É sobre elas que o pianista Paulo Sérgio Malheiros escreve.


|    13 mar 2018

Notas sobre uma expedição à Itália

No dia 17 de março, os sábados Fora de Série na nossa Orquestra começam com um passeio musical pela terra de Rossini, Respighi, Puccini e Verdi.


|    1 dez 2017

Música que corre no sangue

Johann Sebastian, Johann Ludwig, Wilhelm Friedemann, Carl Philipp Emanuel e Johann Christian compartilham o sobrenome Bach e também o nosso dia 9 de dezembro, último sábado de 2017 que dedicamos ao período Barroco.


|    7 nov 2017

Questo incredibile barocco italiano!

Há muito mais na música barroca da Itália do que Antonio Vivaldi. Descubra Albinoni, Corelli, Tartini, Locatelli, Geminiani e Domenico Scarlatti neste texto do pianista e cravista Moacyr Laterza Filho.


|    6 set 2017

O Barroco através do tempo

De Respighi a Stravinsky, passando por Britten, Holst e outros tantos, a música barroca atravessou os anos e influenciou gerações de compositores pelo mundo.


|    7 ago 2017

Johann Sebastian “Inigualável” Bach

Nossa Orquestra abraça a música do astro-rei do período Barroco e traz ainda a reverência de Heitor Villa-Lobos ao mestre. Neste texto, a organista Josineia Godinho trata de alguns aspectos da vida de Bach e comenta sua influência no compositor brasileiro.


|    12 jul 2017

Um alemão em Londres

Haendel deixou mais de 600 composições. Sua obra monumental contempla todos os gêneros musicais de sua época, da qual realizou verdadeira síntese, fundindo – de maneira muito pessoal – elementos das escolas alemãs, italianas, francesas e inglesas. É a ele que dedicamos o quinto sábado Fora de Série de 2017.


|    13 jun 2017

O Barroco brasileiro

A produção artística do período colonial no Brasil abrange, da música à arquitetura, os estilos Barroco, Rococó e, mais tarde, o Clássico. No dia 17 de junho, nossa Orquestra e convidados interpretam quatro joias deste tempo, a Abertura de “Il Duca di Foix” de Marcos Portugal, o “Magnificat”de Manoel Dias de Oliveira, o “Te Deum” de Lobo de Mesquita e o “Requiem” de José Maurício Nunes Garcia.


|    26 abr 2017

O Barroco na Alemanha

A música barroca alemã nos presenteou com Johann Sebastian Bach e Haendel. Trouxe-nos também outros compositores brilhantes, como Heinrich Biber, Buxtehude, Pachelbel e Telemann. Todos eles estão reunidos no terceiro capítulo dos nossos sábados Fora de Série, no dia 6 de maio, e são o assunto deste texto do pianista Paulo Sérgio Malheiros dos Santos.


|    28 mar 2017

Um paradigma chamado Antonio Vivaldi

Nos dias 1 e 2 de abril, nossa Orquestra segue percorrendo o universo da música barroca. Neste segundo capítulo, nos encontramos com a obra inigualável de Vivaldi, personagem emblemática do período.


|    2 mar 2017

De Lully a Rameau, le Baroque français

O Barroco é Fora de Série. Ao longo de 2017, nossa Orquestra dedica nove sábados à música deste período e seu impacto nas gerações futuras. No primeiro capítulo, no dia 4 de março, mostramos a França de Jean-Philippe Rameau, François Couperin, Jean-Baptiste Lully e Marc-Antoine Charpentier.


|    2 dez 2016

Mozart, o último capítulo

Mozart partiu deste mundo no dia 5 de dezembro de 1791. Deixou incompleto seu Réquiem, encomenda que só passou a se dedicar em outubro, depois de completar a ópera “A Clemência de Tito”. Neste mesmo mês foi estreada sua derradeira peça puramente instrumental, o “Concerto para clarinete”. Essas três obras estão no último capítulo da nossa série dedicada ao gênio de Salzburgo, nos dias 9 e 10 de dezembro.


|    24 out 2016

Mozart na corte

Sempre com a mesma genialidade, Mozart escreveu óperas, sinfonias, concertos e também músicas para embalar a vida social nas altas rodas do século XVIII. É sobre esta última faceta que o pianista, cravista e professor Moacyr Laterza Filho escreveu especialmente para o nosso programa Fora de Série, que em 2016 é dedicado a Wolfgang Amadeus.


|    26 set 2016

A música incidental de Mozart

No sétimo capítulo de nossa série dedicada a Mozart, trazemos sua música para ser dançada – cinco contradanças, uma obra para teatro e dois balés.


|    16 ago 2016

Uma ópera para Mozart

Dos muitos gêneros as quais Mozart se dedicou, talvez a ópera seja aquele que esteve mais próximo de seu coração. Das 22 que escreveu, escolhemos “Così fan tutte” para ser semiencenada no sexto capítulo da nossa série dedicada ao compositor.


|    20 jul 2016

Mozart, rivais e contemporâneos

No quinto capítulo dos nossos sábados Fora de Série, Mozart é acompanhado pela música de seu contemporâneo Domenico Cimarosa e de seu famigerado rival cinematográfico Antonio Salieri.


|    14 jun 2016

Mozart, um sinfonista

No quarto concerto dedicado a Mozart, nossa Orquestra traz três amostras da genialidade do compositor enquanto criador de sinfonias. Leia o que Moacyr Laterza Filho escreveu sobre o gênero e as obras K. 297, K. 338 e K. 550.


|    11 mar 2016

A tessitura de um concerto

Ao longo da Temporada 2016, teremos sete Ensaios Abertos para você conferir o processo que leva a um concerto.


|    3 mar 2016

Mozart, con affetto

No texto da pianista Berenice Menegale, um pouco da obra e do coração de Wolfgang Amadeus Mozart, compositor que habita os nossos sábados Fora de Série em 2016.


|    17 fev 2016

Música para ser comentada

Em 2016, nossas apresentações de quinta e sexta-feira terão uma novidade para que a sua experiência seja ainda mais transformadora. Descubra como serão os Concertos Comentados e confira a agenda de fevereiro.


|    1 out 2015

Música que segue

Maestro Fabio Mechetti faz uma breve avaliação do nosso primeiro ano na Sala Minas Gerais e compartilha algumas ideias para o futuro próximo, a Temporada 2016.


|    12 set 2015

Beethoven em Concertos

Dentre as obras acabadas de Beethoven, há poucas para orquestra e solistas. Foi especialmente sobre os concertos que o compositor Guilherme Nascimento escreveu este texto para nossos sábados dedicados ao gênio de Bonn.


|    1 jul 2015

2015, um ano para ouvir música nova

A alegria de habitarmos a Sala Minas Gerais foi traduzida na encomenda de obras a João Guilherme Ripper, Cláudio de Freitas, Oiliam Lanna e André Mehmari.


|    22 Maio 2015

As nove Sinfonias

por PAULO SÉRGIO MALHEIROS DOS SANTOS *   As sinfonias de Beethoven figuram hoje entre as obras mais consagradas pelo público de concertos. Entretanto, a maioria dos ouvintes contemporâneos do compositor reagiu com assombro e incompreensão às suas inovações — as primeiras críticas julgaram-nas intermináveis e fatigantes! De fato, essas sinfonias, concebidas em grandes dimensões, […]


|    10 mar 2015

Beethoven, do mito ao homem

por MOACYR LATERZA FILHO *   Se pudéssemos passar da história da música à história dos homens – não à história política, nem mesmo à história das mentalidades, mas a uma “história dos exemplos humanos”, desses que a literatura de Dickens soube pintar com raro otimismo; se pudéssemos, pois, realizar esse movimento, diríamos, em primeiro lugar, […]


|    1 mar 2015

Seja bem-vinda, Sala Minas Gerais

Era 1894 quando Mahler, logo depois de concluir sua Sinfonia em dó menor, escreveu: “o termo ‘sinfonia’ significa criar um mundo com todos os meios técnicos disponíveis”. Foi com um dos mundos sublimes criados pelo compositor que abrimos as portas do universo particular que passamos a habitar, a Sala Minas Gerais.   Harmonia, ritmo e […]