Found 66 Results
Page 3 of 3

Beethoven em Concertos


por Guilherme Nascimento *   Na época de Beethoven, dois eram os espaços disponíveis em Viena para apresentações musicais públicas: os teatros, destinados às óperas; e as igrejas, que abriam suas portas para apresentações de obras sacras. Como não existissem salas de concerto, as apresentações públicas de música instrumental, chamadas de Academia, aconteciam, geralmente, em teatros, […]

Setembro 12, 2015


2015, a year to listen new music


by FABIO MECHETTI *   An orchestra is a living instrument, fed by the traditions of the past, for a wonderful and vast collection of enshrined works that, in his eternal relevance, justifies its existence. An orchestra is also an instrument of creative action that reveals to its audience the vitality and the inexorability of the time being. […]

Julho 1, 2015


2015, um ano para ouvir música nova


por FABIO MECHETTI *   Uma orquestra é um instrumento vivo, alimentado pelas tradições do passado, por um maravilhoso e vasto acervo de obras consagradas que, na sua eterna relevância, justificam a sua existência. Uma orquestra também é um instrumento de ação criadora, que revela ao seu público a vitalidade e a inexorabilidade do hoje. […]


As nove Sinfonias


por PAULO SÉRGIO MALHEIROS DOS SANTOS *   As sinfonias de Beethoven figuram hoje entre as obras mais consagradas pelo público de concertos. Entretanto, a maioria dos ouvintes contemporâneos do compositor reagiu com assombro e incompreensão às suas inovações — as primeiras críticas julgaram-nas intermináveis e fatigantes! De fato, essas sinfonias, concebidas em grandes dimensões, […]

Maio 22, 2015


Beethoven, do mito ao homem


por MOACYR LATERZA FILHO *   Se pudéssemos passar da história da música à história dos homens – não à história política, nem mesmo à história das mentalidades, mas a uma “história dos exemplos humanos”, desses que a literatura de Dickens soube pintar com raro otimismo; se pudéssemos, pois, realizar esse movimento, diríamos, em primeiro lugar, […]

Março 10, 2015


Seja bem-vinda, Sala Minas Gerais


Era 1894 quando Mahler, logo depois de concluir sua Sinfonia em dó menor, escreveu: “o termo ‘sinfonia’ significa criar um mundo com todos os meios técnicos disponíveis”. Foi com um dos mundos sublimes criados pelo compositor que abrimos as portas do universo particular que passamos a habitar, a Sala Minas Gerais.   Harmonia, ritmo e […]

Março 1, 2015


Page 3 of 3