Luis Andrés Moncada

Primeiros Violinos | membro desde 2018

Venezuela

Foto do violinista Luis Andrés Moncada.

Os dons musicais de Luis já eram evidentes aos quatro anos, quando teve suas primeiras aulas de violino no programa “El Sistema”, na Venezuela, onde nasceu. Formou-se na Academia Latino-Americana do Violino, sob a orientação de Sergio Celis e José Francisco del Castillo, discípulo de Ivan Galamian.

Foi chefe de naipe da Sinfônica Teresa Carreño, tocando em prestigiadas salas, como a Philharmonie de Berlim, Concertgebouw de Amsterdã e Teatro alla Scala. Também apresentou-se no Metropolitan Theatre de Tóquio e em outras importantes salas da Ásia. Trabalhou com maestros e solistas renomados, incluindo Gustavo Dudamel, Sir Simon Rattle, Claudio Abbado, Itzhak Perlman, Pinchas Zukerman, Augustin Hadelich, Vadim Gluzman e Martha Argerich. Camerista ativo, participa da série Filarmônica em Câmara e já realizou festivais na Venezuela, América Latina, Europa e Ásia. Como membro do Quarteto Teresa Carreño, conquistou vários prêmios de música de câmara. Em 2017, colaborou com o NEOJIBA e integrou a Orquestra Sinfônica da Bahia.

É fundador e violinista do Quarteto Echinata, baseado em Belo Horizonte, grupo com atuação destacada no cenário camerístico brasileiro.

Além da música, é apaixonado por cinema, esportes e gastronomia.


Luis Andrés Moncada indica

MAHLER |Sinfonia nº 6 (Claudio Abbado / Berliner Philharmoniker)
Beethoven |The Complete String Quartets (BELCEA QUARTET)
ELGAR |Concerto para violino (Itzhak Perlman)