Concertos Comentados

Você pode começar a descobrir a música antes mesmo de chegar ao seu lugar na Sala Minas Gerais. Em dias de concertos das séries Allegro, Vivace, Presto e Veloce, chegue um pouco mais cedo para ter um dedo de prosa sobre o programa que iremos interpretar naquela noite.

Quando em quintas e sextas-feiras de concertos
Onde Sala de Recepções - lateral ímpar do foyer do 1º andar
Duração das 19h30 às 20h
Abertos às primeiras 130 pessoas que chegarem com o ingresso para a apresentação do dia.

Outros concertos estão sendo carregados. Por favor, aguarde.

Estamos no Soundcloud

Se você não conseguiu garantir o seu lugar, acompanhe tudo pelo Soundcloud. A qualquer hora do dia, nossa sala virtual estará de portas abertas para você.

ir para o soundcloud

Quando estou diante de uma obra de arte, o que mais me importa é me silenciar internamente. Só assim consigo me entregar de corpo e alma à vivência artística. E, para que essa vivência seja mais transformadora, saber um pouco das histórias e da época de compositor pode fazer toda diferença. É certo que a arte nos toca independentemente dessas informações, mas... É como beber um ótimo café conhecendo sua origem, quem o produziu, os "causos" que giram em torno dessa ou daquela cultura. Na música, é como se estivéssemos mais próximos da obra, dos compositores. Passamos a relacionar sensações e sentimentos com o que sabemos deles e, mais importante, com o que sabemos de nós mesmos. A música é uma poderosa ferramenta para invadirmos com profundidade outras áreas e domínios do conhecimento, a fim de resgatarmos não só o encantamento com a vida, mas a percepção transformadora de se sentir presente e atuante no mundo.

Werner Silveira, percussionista da Filarmônica e curador dos Concertos Comentados