Concertos Comentados

Você pode começar a descobrir a música antes mesmo de chegar ao seu lugar na Sala Minas Gerais. Em dias de concertos das séries Allegro, Vivace, Presto e Veloce, chegue um pouco mais cedo para ter um dedo de prosa sobre o programa que iremos interpretar naquela noite.

Quando em quintas e sextas-feiras de concertos
Onde Sala de Recepções - lateral ímpar do foyer do 1º andar
Duração das 19h30 às 20h
Abertos às primeiras 130 pessoas que chegarem com o ingresso para a apresentação do dia.

Outros concertos estão sendo carregados. Por favor, aguarde.

Escute os comentários

A qualquer hora do dia, nossa sala virtual está de portas abertas para você ouvir as gravações dos Concertos Comentados que já passaram.

ouvir agora mesmo

Quando estou diante de uma obra de arte, o que mais me importa é me silenciar internamente. Só assim consigo me entregar de corpo e alma à vivência artística. E, para que essa vivência seja mais transformadora, saber um pouco das histórias e da época de compositor pode fazer toda diferença. É certo que a arte nos toca independentemente dessas informações, mas... É como beber um ótimo café conhecendo sua origem, quem o produziu, os "causos" que giram em torno dessa ou daquela cultura. Na música, é como se estivéssemos mais próximos da obra, dos compositores. Passamos a relacionar sensações e sentimentos com o que sabemos deles e, mais importante, com o que sabemos de nós mesmos. A música é uma poderosa ferramenta para invadirmos com profundidade outras áreas e domínios do conhecimento, a fim de resgatarmos não só o encantamento com a vida, mas a percepção transformadora de se sentir presente e atuante no mundo.

Werner Silveira, percussionista da Filarmônica e curador dos Concertos Comentados