Philip Hansen

Violoncelos   |   Principal

violoncelo_philip hansen

O comprometimento de Philip Hansen com os diversos gêneros musicais, projetos educacionais e comunitários lhe renderam a distinção como intérprete e inovador no campo das artes. Sua forma intensamente particular e colorida de tocar já foi apresentada em performances do barroco ao jazz, e em cada grande obra escrita para violoncelo solo e orquestra. Como Embaixador do Departamento de Estado de Cultura dos Estados Unidos na Rússia, Phil foi destaque em salas de concerto de Moscou ao extremo Oriente. Foi também artista residente nos Conservatórios Centrais de Pequim e Shangai e membro por longa data da Académie Internationale Musicale em Provença, na França.

 

Fundador e Diretor Artístico do Quadra Island Festival de Música de Câmara, no Canadá, Phil coordena programas inovadores de música clássica e contemporânea. Com um forte interesse em conduzir outros músicos em direção a um crescimento musical holístico, seus retiros, chamados Cello Zen, são realizados anualmente ao redor do mundo, possibilitando uma abordagem da técnica do violoncelo adequada tanto ao profissional avançado, quanto ao ávido amador. Seu processo de ensino engloba as influências de seus mentores, Steven Doane, Lynn Harrell, Jürgen de Lemos e Patricia Pinkston.

 

Bragatissimo, seu álbum solo dedicado ao tango, vem sendo transmitido em várias partes do globo, inclusiva na NPR dos Estados Unidos e na CBC. Phil colaborou e compôs a música tema de Charlie the Cello, um livro infantil e também produção teatral de Deborah Nicholson, em que toca junto à Filarmônica de Calgary, no Canadá.

próximo