Fora de Série 1 (2025)

Meditação e dança da vingança de Medeia, op. 23a
West Side Story: Danças Sinfônicas

Fabio Mechetti, regente

Fabio Mechetti é Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica de Minas Gerais desde a sua fundação, em 2008, sendo responsável pela implementação de um dos projetos mais bem-sucedidos no cenário musical brasileiro. Construiu uma sólida carreira nos Estados Unidos, onde esteve quatorze anos à frente da Sinfônica de Jacksonville, foi regente titular das sinfônicas de Syracuse e de Spokane e conduz regularmente inúmeras orquestras. Foi regente associado de Mstislav Rostropovich na Orquestra Sinfônica Nacional de Washington e com ela realizou concertos no Kennedy Center e no Capitólio norte-americano. Conduziu as principais orquestras brasileiras e também em países da Europa, Ásia, Oceania e das Américas. Em 2014, tornou-se o primeiro brasileiro a ser Diretor Musical de uma orquestra asiática, com a Filarmônica da Malásia. Mechetti venceu o Concurso de Regência Nicolai Malko e é Mestre em Composição e em Regência pela Juilliard School. Em 2024, realizará concertos com a Orquestra Petrobrás Sinfônica e a Sinfônica de Porto Alegre, além de retornar ao Teatro Colón, em Buenos Aires.

Programa de Concerto

A concepção inicial do balé Appalachian Spring partiu de Martha Graham, que coreografou e dançou a première em outubro de 1944. Copland compôs a música de acordo com as ideias da artista: “algo que tivesse a ver com o espírito pioneiro americano, com juventude e primavera, com otimismo e esperança”. Sem um título, Copland passou a chamá-lo, simplesmente, de “Balé para Martha”. Quando faltavam apenas alguns dias para a estreia, Graham sugeriu o título Appalachian Spring a partir do poema The dance, de Hart Crane. A palavra spring, no poema, tem o sentido de “nascente”, “fonte de água”, “manancial”, e não “primavera”, como muito se pensou. O título da obra, em português, seria, aproximadamente, Manancial dos Apalaches. Appalachian Spring foi considerada, da noite para o dia, o retrato musical mais fiel dos Estados Unidos. Exceto por uma citação da canção tradicional Simple gifts, de Joseph Brackett, o restante da música é original, embora inspirada no folclore americano. Nas palavras do próprio compositor, ele apenas utilizou “ritmos e melodias que sugeriam certa ambiência americana”. A suíte, cuja primeira audição aconteceu em outubro de 1945 com a Filarmônica de Nova York, rendeu ao compositor o Prêmio Pulitzer.

Barber era um homem com conhecimento enciclopédico em artes, literatura, música, teatro, cinema e lia fluentemente em francês, alemão, italiano e espanhol. Trabalhou e viveu sempre como compositor e escreveu canções, música para piano, óperas, música sinfônica e de câmara. O balé Medeia nasce do diálogo do compositor com a coreógrafa norte-americana Marta Graham. Eram amigos e igualmente fascinados pela correlação entre os problemas da mitologia grega e os do mundo contemporâneo. A peça foi composta em 1946 e sua versão reduzida para orquestra, chamada Meditação de Medeia e Dança da Vingança foi estreada quase dez anos depois com a Filarmônica de Nova York. Foi escrita para grande orquestra e é umas das obras de Barber que utiliza elementos atonais, o que lhe confere uma tensão fortemente expressiva, cheia de contrastes e dramaticidade.

West Side Story estreou em 1957 e, desde então, muitas de suas canções são de amplo conhecimento de todo o público. Composto na mesma época que a opereta Candide, o musical é representativo de uma das principais tendências do trabalho de Bernstein: o trânsito fácil entre os meios de comunicação de massa, o teatro, o cinema e a música popular, numa linha semelhante àquela inaugurada por seu compatriota Gershwin. A obra como um todo representa um marco no teatro musical americano, não só pela associação aberta do jazz ao antigo modelo da Broadway, mas pela adoção de artifícios musicais que são dignos da mais autêntica tradição operística, como o uso intrincado de conjuntos vocais e o artifício wagneriano dos leitmotivs. Em West Side Story, a música de dança, mesmo em seu contexto de palco, tem caráter sinfônico. Por isso mesmo, essas danças também ganharam relativa autonomia, constituindo um todo orgânico, contido em si mesmo, ainda que desvinculadas de seu contexto original da ação de palco. É uma das obras mais celebradas e importantes do repertório de Bernstein, que simboliza bem a esteira de liberdade que norteou a expressão artística e musical estadunidense durante todo o século XX.

8 mar 2025
sábado, 18h00

Sala Minas Gerais
Quero ser lembrado deste concerto.
adicione à agenda 08/03/2025 6:00 PM America/Sao_Paulo Fora de Série 1 (2025) false DD/MM/YYYY
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb