Allegro e Vivace 2

Fabio Mechetti, regente
Hanzhi Wang, acordeom

|    Allegro

|    Vivace

BIZET
PIAZZOLLA
RIMSKY-KORSAKOV
Roma
Aconcágua: Concerto para acordeom
Capricho Espanhol, op. 34

Fabio Mechetti, regente

Fabio Mechetti é Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica de Minas Gerais desde a sua fundação, em 2008, sendo responsável pela implementação de um dos projetos mais bem-sucedidos no cenário musical brasileiro. Construiu uma sólida carreira nos Estados Unidos, onde esteve quatorze anos à frente da Sinfônica de Jacksonville, foi regente titular das sinfônicas de Syracuse e de Spokane e conduz regularmente inúmeras orquestras. Foi regente associado de Mstislav Rostropovich na Orquestra Sinfônica Nacional de Washington e com ela realizou concertos no Kennedy Center e no Capitólio norte-americano. Conduziu as principais orquestras brasileiras e também em países da Europa, Ásia, Oceania e das Américas. Em 2014, tornou-se o primeiro brasileiro a ser Diretor Musical de uma orquestra asiática, com a Filarmônica da Malásia. Mechetti venceu o Concurso de Regência Nicolai Malko e é Mestre em Composição e em Regência pela Juilliard School. Na Temporada 2024, apresentou-se com a Orquestra Petrobrás Sinfônica e retornou ao Teatro Colón, onde conduziu a Filarmônica de Buenos Aires.

Primeira acordeonista a integrar o seleto grupo de músicos da Young Concert Artists nos mais de 60 anos da instituição, a chinesa Hanzhi Wang fez sua estreia em Nova York no Zankel Hall do Carnegie Hall e apresentou-se no Kennedy Center, em Washington. Foi também a primeira acordeonista solo a ser escolhida “Artista do Mês” pela revista Musical America e a aparecer no programa Young Artists Showcase da rádio WQXR. Em 2018, lançou On the Path to H.C. Andersen, primeiro disco de acordeom solo no catálogo do selo Naxos. Estreou obras escritas e dedicadas a ela pelos compositores Martin Lohse, James Black, Nina Shekhar e Sofia Gubaidulina. Vencedora do Prêmio Principal no 40º Concurso Internacional de Acordeom de Castelfidardo (Itália), Hanzhi tem realizado masterclasses nos Estados Unidos, China e Europa, e apresentado recitais em importantes palcos e festivais norte-americanos. Este é o primeiro concerto que realiza no Brasil, e sua estreia com a Filarmônica de Minas Gerais.

Programa de Concerto

Roma | BIZET

O parisiense Georges Bizet compôs 25 obras sinfônicas, 16 peças para piano e 16 óperas, das quais somente a última – Carmem – lhe proporcionou a tão almejada fama. Em 1859, em Rimini, Itália, Bizet planejou compor uma sinfonia em quatro movimentos, cada qual dedicado a uma cidade italiana, projeto que durou doze anos para ser concluído. A sinfonia Roma, como é atualmente conhecida, foi executada em diferentes ocasiões, contudo, a versão integral teve sua estreia cinco anos após a morte de Bizet, a 31 de outubro de 1880. Composta de muitas reelaborações e finalizada em quatro movimentos, a sinfonia Roma tornou-se uma obra robusta e bem escrita, descortinando nova faceta imaginativa de Bizet. Roma é lembrada por ter sido uma das obras escolhidas pelo exigente compositor e maestro Gustav Mahler para reger na temporada de 1898 da Filarmônica de Viena e em sua turnê norte-americana de 1910, frente à Filarmônica de Nova York.

Rimsky-Korsakov buscou na antologia Ecos de España, colección de cantos y bailes populares as melodias que utilizou em seu Capricho. Não é de se surpreender que Korsakov, russo de corpo e alma, tenha se inspirado na terra de Cervantes, já que seu mestre, Mikhail Glinka, havia feito esse mesmo movimento ao criar sua Noite de verão em Madri ou a Jota aragonesa (o curioso é que, ao contrário de seu professor, o pupilo jamais havia pisado na Espanha). O Capricho traz cinco seções: Alvorada, Variações, novamente Alvorada, Cena e canto cigano e, por fim, Fandango asturiano. A composição estreou em 17 de dezembro de 1887, no quinto concerto da série Concertos Sinfônicos Russos, sob a regência do compositor. O concerto foi um sucesso e o Capricho Espanhol se manteria como uma das peças favoritas das salas de concerto mundo afora.

10 abr 2025
quinta-feira, 20h30

Sala Minas Gerais

11 abr 2025
sexta-feira, 20h30

Sala Minas Gerais
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 1 2 3