A concepção inicial do balé Appalachian Spring partiu de Martha Graham, que coreografou e dançou a première em outubro de 1944. Copland compôs a música de acordo com as ideias da artista: “algo que tivesse a ver com o espírito pioneiro americano, com juventude e primavera, com otimismo e esperança”. Sem um título, Copland passou a chamá-lo, simplesmente, de “Balé para Martha”. Quando faltavam apenas alguns dias para a estreia, Graham sugeriu o título Appalachian Spring a partir do poema The dance, de Hart Crane. A palavra spring, no poema, tem o sentido de “nascente”, “fonte de água”, “manancial”, e não “primavera”, como muito se pensou. O título da obra, em português, seria, aproximadamente, Manancial dos Apalaches. Appalachian Spring foi considerada, da noite para o dia, o retrato musical mais fiel dos Estados Unidos. Exceto por uma citação da canção tradicional Simple gifts, de Joseph Brackett, o restante da música é original, embora inspirada no folclore americano. Nas palavras do próprio compositor, ele apenas utilizou “ritmos e melodias que sugeriam certa ambiência americana”. A suíte, cuja primeira audição aconteceu em outubro de 1945 com a Filarmônica de Nova York, rendeu ao compositor o Prêmio Pulitzer.